PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Enem 2022: Quando serão as provas? Tire suas dúvidas sobre o maior exame educacional do País

No dias 13 e 20 de novembro, quase 3,4 milhões de estudantes são esperados para realizar as provas; resultado ainda não tem data definida

14 out 2022 - 10h11
Compartilhar
Exibir comentários

Falta menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Nesta edição, nos dias 13 e 20 de novembro, 3.396.632 estudantes realizarão a prova que decidirá seus futuros nos vestibulares por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Enem 2022 será realizada nos dias 13 e 20 de novembro, ambos em um domingo
Enem 2022 será realizada nos dias 13 e 20 de novembro, ambos em um domingo
Foto: Divulgação/Pinterest / Estadão

No primeiro dia, os candidatos testarão seus conhecimentos nas provas de linguagens (40 questões de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), ciências humanas (45 questões) - além da redação. No segundo, os participantes farão as avaliações de matemática (45 questões) e ciências da natureza (45 questões). O formato de correção será o mesmo nas provas física e digital.

O Estadão listou algumas das dúvidas mais frequentes sobre o exame. O edital completo pode ser acessado aqui.

Quando será a prova do Enem 2022?

As provas regulares serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Dos 3.396.632 inscritos, 3.331.566 prestarão fisicamente, com prova em papel, enquanto 65.066 a farão de forma online.

Como determinado pelo edital, o exame prevê utilização de máscaras de proteção contra a covid-19. No entanto, o uso está liberado em localidades onde não haja decreto obrigatório.

Os participantes que forem diagnosticados com uma das doenças previstas em lista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não poderão comparecer: covid-19, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus Influenzae, doença meningocócica e outras meningites, influenza humana A e B, poliomelite por poliovírus selvagem, rubéola, sarampo, tuberculose, varicela ou varíola.

Nesses casos, o candidato deverá solicitar reaplicação na página do participante em até cinco dias úteis após o último dia de prova. O Inep julgará individualmente cada caso.

Ainda é possível se inscrever no Enem 2022?

Não. As inscrições se encerraram às 23h59 do dia 21 de maio.

Quantas vezes por ano acontece o Enem?

Apenas uma vez por ano. Antes de 2017, o exame era aplicado em um único final de semana, mas atualmente é dividido em dois domingos consecutivos. A data da reaplicação do exame para candidatos impossibilitados pelas doenças listadas ainda será divulgada pelo Inep.

Quanto tempo dura a prova do Enem?

Em ambos os dias, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para terminar as provas. O tempo começa a contar a partir da autorização do chefe de sala. No primeiro dia, os estudantes responderão à prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.

Quando sai o resultado do Enem?

O gabarito das provas objetivas estará disponível no Portal do Inep até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação. A data em que o candidato terá acesso aos seus resultados individuais ainda será divulgada pela instituição. Para consultá-los, será necessário o CPF e senha de acesso neste link. Os participantes também terão acesso à vista da redação no mesmo endereço, apenas para fins pedagógicos.

Quando sai o resultado do Sisu?

Como nos últimos anos, o Sisu utilizará a nota do Enem para seleção nas universidades que aderem ao programa - a Universidade de São Paulo (USP) é uma delas.

O resultado da chamada regular sairá em 22 de fevereiro. O período de matrícula e também para entrar na lista de espera vai de 23 de fevereiro a 8 de março de 2023.

Para estar apto a participar do Sisu, o aluno deverá ter participado do Enem, de forma impressa ou digital, ter concluído o ensino médio, não ser bolsista, não ter zerado a redação e tirar uma nota mínima de 450 pontos no exame nacional.

Candidatos chegam à Unip da Marquês de São Vicente, em São Paulo, para realização das provas do Enem de 2021.
Candidatos chegam à Unip da Marquês de São Vicente, em São Paulo, para realização das provas do Enem de 2021.
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade