PUBLICIDADE

Conheça o Java, a linguagem de programação mais utilizada de todas

Quer ser programador? Então você precisa começar a se familiarizar com a linguagem mais usada em programação há décadas

4 mar 2024 - 15h01
Compartilhar
Exibir comentários

Essa linguagem de programação é como o oxigênio, está em toda parte no seu dia a dia, mas você não consegue ver - a não ser que vá trabalhar com desenvolvimento de software, é claro. E assim como não sobrevivemos sem o ar, hoje quase nada funciona sem tecnologia. Por isso o Java, uma das linguagens da programação de softwares mais democráticas, é tão importante. Além de ser "fácil" de aprender, ele pode ser utilizado desde a criação de sites até jogos e aplicativos super utilizados como o Spotify.

Foto: Pexels/Lukas/Reprodução / Guia do Estudante

Para quem sonha em trabalhar na área de tecnologia, conhecer um pouco mais dessa linguagem é um bom pontapé inicial. Entenda o que é o Java, onde ele é mais aplicado hoje e quais cursos fazer para ingressar neste campo.

+ Mulheres na tecnologia: desafios e oportunidades

O que é Java

O Java é, antes de tudo, uma linguagem. Assim como se fala o português, é possível "falar" em códigos de programação. Criado em 1995 por James Gosling, que trabalhava na Sun Microsystems, o Java tinha como aplicação inicial as televisões. Na épocam ele ainda se chamava Oak e foi desenvolvido para tornar os aparelhos interativos - o que hoje pode parecer corriqueiro, mas na época foi considerado avançado demais. Mais tarde, James renomeou o programa para Java, nome de um café da Indonésia, e ele e sua equipe o transformaram em uma linguagem de programação que seria capaz de resolver problemas gerados por outros códigos.

O Java foi inspirado na linguagem C++ que já era familiar aos programadores da época, mas com um adicional. O Java seria multiplataforma, podendo ser montado em um sistema e transferido para outro sem muitas alterações, desde que tivesse um interpretador Java, ou seja, uma Máquina Virtual Java, instalado. Seu slogan era "escreva uma vez, execute em qualquer lugar". O surgimento da internet fez o Java viralizar e se proliferar para os dispositivos eletrônicos nos anos 1990.

+ 7 profissões que vão surgir com a Inteligência Artificial

Onde o Java é usado em 2024

Se você estiver ouvindo um podcast no Spotify ou compartilhando sua rotina de estudos no X, antigo Twitter, saiba que está com o Java nas suas mãos neste exato momento. Por ser um código versátil, pode ser usado na criação e desenvolvimento de diferentes sites, aplicativos móveis e até jogos, como o RuneScape. Além disso, é uma linguagem extremamente segura, utilizada também por empresas que trabalham com dados sensíveis dos seus clientes.

Porém, nem só na palma da nossa mão vive o Java. Ele também é aplicado na programação de TVs inteligentes, carros e até aplicativos IoT (Internet das Coisas, em português), que conectam objetos do cotidiano, como eletrodomésticos, à internet.

O código Java é escrito primeiro em um Kit de Desenvolvimento Java. O kit está disponível para Windows, Linux e macOS. Os programadores escrevem na linguagem Java e o kit traduz em código de computador. Depois de traduzido, ele pode ser lido por qualquer dispositivo que tenha o software certo. 

+ Conheça as 6 melhores carreiras em Tecnologia da Informação

Java é o mesmo que JavaScript?

Não! O JavaScritpt, como o nome diz, é usado para criar scripts, ou seja, textos para executar navegadores Web. Estes scripts estão espalhados por toda a internet como em animações de página da Web, registro em log de comportamento do usuário e anúncios pop-up. 

+ 7 carreiras em diferentes áreas para quem é introvertido

Que curso devo fazer para trabalhar com Java

Já deu para ver que, depois de quase 30 anos, o Java continua sendo muito utilizado. Por ser considerada uma das linguagens de programação mais simples, é a melhor para começar a entender conceitos básicos da programação. Mesmo para quem ainda está na escola e longe de entrar na universidade, pode ser um passatempo aprender a programar com tutoriais, bootcamps e comunidades online que são fáceis de encontrar. 

Para quem quer prestar vestibular para a área da tecnologia e se tornar programador, existem algumas opções de carreira. Vale lembrar, no entanto, que hoje a programação é um conhecimento útil para diversas áreaa de trabalho, então você pode começar desde já buscando cursos livres para experimentar.

Veja algumas opções de graduações abaixo:

  • Cientista de dados: desenvolve algoritmos para a análise de dados e informações que circulam na internet (Big Data)
  • Engenheiro de Software: dedica-se ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais
  • Ciência da Computação: trabalha na elaboração de programas de informática, para computadores ou dispositivos móveis, como celulares e tablets

+ Opções de carreira para quem estuda programação

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade