Conheça escola bilíngue que filho de Ivete Sangalo se formou na Bahia
Marcelo concluiu o Ensino Fundamental em Salvador; cantora comemorou momento nas redes sociais
O filho mais velho de Ivete Sangalo, Marcelo, se formou na Pan American School of Bahia, uma instituição de ensino bilíngue, onde a maioria dos conteúdos são trabalhados no inglês.
O filho mais velho de Ivete Sangalo, Marcelo, se formou no Ensino Fundamental em Salvador, na Bahia. A cantora comemorou a conquista nas redes sociais nesta quinta-feira, 13.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Meu amor, minha vida, meu filho. Novos passos e a minha torcida será sempre sua. Muito aprendizado, muitas novas experiências e desafios. Estou ao seu lado, certa de que suas conquistas serão gigantes como você", escreveu ela na publicação.
A escola em que o rapaz se formou é a Pan American School of Bahia, uma instituição de ensino bilíngue, onde a maioria dos conteúdos é trabalhada no inglês. Fundada em 1960, é a única escola internacional da Bahia, de acordo com a diretoria, e oferece três diplomas aos alunos: americano, brasileiro e Bacharelado Internacional (IBDP).
Semelhante ao americano, o ensino é dividido em quatro etapas:
Educação infantil
- Early Childhood: Pre K-2, Pre K-3, Pre K-4 e Kindergarten (jardim de infância);
Ensino fundamental
- Elementary School: 1º ao 5º ano
- Middle School: 6º ao 8º ano
Ensino médio
High School: 9º ao 12º ano
O calendário escolar também é inspirado no calendário dos Estados Unidos. O ano letivo começa em julho e termina em junho, onde o primeiro semestre é finalizado em meados de dezembro e o segundo e último começa no fim de janeiro e vai até junho.
No site da instituição, a direção explica que se baseia em cinco pilares para lecionar e oferecer uma grade bastante completa. Sendo:
- Whole Child Education: o estudante é estimulado e conduzido para se tornar especialista e protagonista da sua jornada de aprendizado;
- Digital Fluency: onde o aluno adquire conhecimento para o da tecnologia em diversas áreas.
- Future Fluency: desenvolvimento de Soft Skills – habilidades essenciais como pensamento crítico, criatividade, tomada de decisão, liderança empática, entre outras.
- 3 C’s Based Education: “Conceptual Learning, Competence Learning, Character Learning”, que são desenvolvimento conceitual amplo; aquisição de competências para aplicar conceitos, atitude e fortalecimento de valores.
- International Mindedness: Mentalidade inclusiva, desenvolvimento pleno da autonomia e propósito.
Dentro disso, os alunos podem participar de programas extracurriculares como grêmio estudantil (STUCO), Clube TED-Ed, Clube de Astronomia, Clube de Investimentos, música e entre outros, ou esportes. Tudo oferecido dentro da própria escola, chamado “Programa de Afterschool”. Dependendo do nível, os estudantes podem até participar de torneios e competições nacionais e internacionais.
Sobre as instalações, além do esperado como salas de aula, por exemplo, a escola possui piscina olímpica, biblioteca e quadra esportiva. Outro diferencial é a atuação dos pais.
Com uma Associação de Pais e Mestre, há possibilidades de que o responsável se ofereça para colaborar na realização de eventos e ter mais envolvimento nas atividades por voluntariado. Há também uma associação para os ex-alunos.
No painel de universidades onde há alunos da Pan, há instituições renomadas de vários países. Entre eles, estão Mc Gill University do Canadá, University of Oxford da Inglaterra, Johns Hopkins University e Stanford dos Estados Unidos, University of Melbourne da Austrália e NYU Shanghai na China.
Ao que tudo indica, o ingresso é bem disputado. A escola aceita novos alunos através de admissões, onde são feitas entrevistas e avaliações com um diretor acadêmico. Segundo a instituição, algumas turmas possuem um nível alto de interessados, então, em alguns casos, há filas de espera.