PUBLICIDADE

Conheça 6 mulheres que reinventam a educação brasileira 

Apesar da baixa representatividade, essas profissionais têm feito transformações notáveis.

20 mar 2022 - 01h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adam Winger / Unsplash

A feminização sociocultural do magistério é uma percepção coletiva que se confirma: dentre os professores brasileiros, segundo pesquisa da Unesco, 81,3% são mulheres e 18,6% são homens — com a maioria das professoras, vale dizer, atuando no ensino fundamental. Mas quando falamos de pessoas pensando estratégica e criativamente a educação, o que se apresenta ainda é um cenário completamente masculinizado. 

Parece mentira mas, até hoje, só uma mulher esteve à frente do Ministério da Educação (MEC). Por mais que tenham um nível de formação superior ao dos homens, segundo dados do IBGE, ainda assim elas ocupam apenas 37,8% dos cargos de gestão no Brasil. E, mesmo quando chegam a espaços de poder, ainda assim tem sua atuação, muitas vezes, invisibilizada. 

Mas apesar do machismo estrutural, essas profissionais da educação têm transformado a forma como os processos de aprendizagem são pensados e executados. Trouxemos alguns perfis inspiradores para ficar de olho: 

1. Camila Pereira 

Diretora de educação da Fundação Lemann, ela atua apoiando a construção de políticas públicas nacionais e parcerias com redes e escolas de todo o Brasil. Jornalista formada pela PUC-Rio, Camila estudou sobre implementação efetiva de reformas educacionais. 

Ao analisar o cenário educacional brasileiro, Camila aponta como alguns dos principais problemas enfrentados as dificuldades de aprendizagem, que levam ao desperdício de talentos, e a necessidade de mais coerência entre currículo, formação de professores, material didático e métodos de avaliação.

2. Mariana Achutti 

Fundadora e CEO da Sputnik, é empreendedora e vem ajudando a provocar mudanças no universo corporativo por meio de uma educação criativa e disruptiva em empresas como Google, Facebook, Boticário, Ambev, entre outras.

Mariana atuou durante anos como gestora da Perestroika, e em 2014, intraempreendeu e criou a Sputnik, braço In Company da Perestroika. Desde então, já ajudou 366 empresas que desejam um processo contínuo e flexível de aprendizagem. 

3. Renata Citron 

Head of Growth do iFood e especialista em educação, Renata lidera, hoje, processos de aprendizagem internos e externos do iFood por ver o potencial imenso e da empresa em contribuir em escala no setor. Acredita na educação como uma das principais alavancas que vão fazer a diferença para construir um país mais próspero, com uma educação de qualidade, com oportunidades de aprendizado que preparam pessoas para o futuro do trabalho — além de oferecer oportunidades inclusivas para inserir todos e todas em um mercado competitivo global, principalmente de tecnologia.   

4. Viviane Duarte

A jornalista e empreendedora, Viviane é fundadora do Plano Feminino, uma plataforma de protagonismo da mulher e criou o Plano de Menina em 2016 com o objetivo de conectar meninas a conteúdos transformadores compartilhados por mulheres e outras meninas que estão fazendo acontecer. 

5. Debora Emm 

Cofundadora da Inesplorato, ela é Cientista social e publicitária. Débora criou uma profissão totalmente nova para si: curadora de conhecimento. Assim nascia a Inesplorato, empresa que se propõe a encurtar a distância entre pessoas ou empresas e o conhecimento que pode transformá-las. 

6. Camila Achutti 

Camila Achutti é fundadora e CEO da Mastertech, escola de pensamento digital, ágil, lógico e humano. Formada em Ciência da Computação pela USP e também mestre pela mesma instituição, estagiou no Google na Califórnia e trabalhou para a Iridescent Learning, ONG americana de educação a distância do movimento maker. 

Decidiu voltar para o Brasil e empreender para fazer o que ama: mostrar o poder de transformação da tecnologia e do empreendedorismo.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade