PUBLICIDADE

Confira o resultado do Enem 2017

Para você não ficar por fora, confira agora mesmo quando sai o resultado do Enem 2017 e descubra onde e como utilizar a nota do exame!

25 out 2017 - 13h47
(atualizado em 5/10/2022 às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Enem
Enem
Foto: Guia da carreira

Quando terminam as provas do Enem, começa outro desafio para os candidatos que prestaram o exame: a espera até a divulgação do resultado.

Entre o último dia de prova - em 2017 ela acontece no dia 12 de novembro - até a liberação das notas finais, são mais de dois meses de espera. Até lá, só dá mesmo para conhecer a fundo os processos seletivos que virão pela frente: o Sisu, o ProUni, o FIES e o ingresso direto.

É preciso ficar de antena ligada, já que as inscrições abrem logo após a divulgação do resultado do Enem e ficam bem pouco tempo no ar. Quem perder as datas terá que esperar até o próximo semestre.

Para você não ficar por fora, confira agora mesmo quando sai o resultado do Enem 2017 e descubra onde e como utilizar a nota do exame para garantir vaga no ensino superior em 2018!

Quando sai o resultado do Enem 2017?

O Enem deve divulgar o resultado na segunda quinzena de janeiro de 2018.

A partir daí o candidato poderá conferir as notas que obteve nas cinco provas do exame, que são:

- Redação

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

- Ciências Humanas e suas Tecnologias

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias

- Matemática e suas Tecnologias

O Ministério da Educação (MEC) estima que até o dia 19 de janeiro o candidato vai poder acessar o site do participante do Enem e finalmente conhecer suas notas.

O boletim de desempenho é individualizado. Para acessá-lo basta informar o número de CPF e a senha que você cadastrou quando se inscreveu no Enem.

Se a gente tiver sorte este ano e as correções terminarem antes do programado, pode ser que o resultado saia alguns dias antes do previsto.

Por que demora tanto para sair o resultado do Enem 2017?

Sabe quantos candidatos se inscreveram para o Enem 2017? Mais de seis milhões! Para ser mais preciso, foram 6,7 milhões - e olha que essa nem foi a edição com o maior números de inscritos!

As provas objetivas são corrigidas automaticamente, mas as redações precisam ser lidas uma a uma, cuidadosamente, por pelo menos dois avaliadores.

Imagine quanto tempo leva para corrigir esse tanto de texto. É muito trabalho! Por isso os resultados não saem assim tão rápido quanto a gente gostaria.

Aqui vai uma dica para economizar tempo e diminuir a ansiedade: não quebre a cabeça tentando fazer cálculos antecipados da nota do Enem. Não tem como saber qual vai ser sua pontuação, pois o exame usa um sistema de correção que leva em conta também o desempenho dos outros inscritos. Isso faz com que a pontuação atribuída a cada questão varie de acordo com o índice de erros ou acertos dos outros. Além disso, o modelo identifica chutes - e tudo isso pode modificar a nota final.

O jeito é pensar em algo para ocupar a cabeça até lá. Quem sabe pesquisar uma faculdade legal que aceite a nota do Enem 2017 e tenha o curso que você procura? Vamos revelar algumas ao final do texto. Fique aqui com a gente!

Onde dá para usar a nota do Enem 2017?

Logo depois que o resultado do Enem 2017 for divulgado vão abrir as inscrições para quem quer tentar entrar na universidade pública, disputar uma bolsa de estudos, financiar as mensalidades do curso superior ou entrar em uma faculdade privada sem ter que fazer vestibular.

Veja as opções disponíveis:

- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): O Sisu distribui vagas em universidades públicas de todo o país. O processo seletivo abre logo depois do resultado do Enem, portanto é preciso ficar em alerta máximo. Para participar do Sisu 2018 basta ter tirado nota maior que zero na redação do Enem 2017. No entanto, a disputa por um lugar ao sol aqui é altíssima e os candidatos precisam se agilizar, já que o processo seletivo dura menos de uma semana. Aqui, quanto mais alta a nota no exame, maior a chance de passar. Há uma diversidade imensa de instituições participantes e todos os anos a lista cresce mais.

- Programa Universidade para Todos (ProUni): Pouco depois do encerramento do Sisu, o MEC abre inscrições para o ProUni 2018. O programa é direcionado a estudantes que buscam bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares por todo o Brasil. Para participar é preciso ter feito o Enem 2017, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O candidato também precisará, obrigatoriamente, atender aos critérios de renda e escolaridade definidos pelo governo federal.

- Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): O FIES é um programa que facilita bastante a vida de quem quer fazer um curso superior mas não está em condições financeiras de arcar com o valor das mensalidades no momento. Com o FIES é possível financiar os estudos a juros baixos e ainda ganhar um prazo de pagamento super facilitado, que só começa a contar depois da conclusão do curso. Quem quiser concorrer ao FIES 2018 precisa ficar ligado. Assim que sair o resultado do ProUni, entre o final de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro, acontece o processo seletivo do FIES. Pode concorrer quem fez qualquer edição do Enem a partir de 2010 (o de 2017 também vale) e obteve desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação. Também é necessário atender a certos critérios de renda familiar.

- Ingresso direto- Esse é o processo seletivo mais rápido, fácil e democrático de todos. Com o resultado do Enem nas mãos (geralmente a partir de 2010, incluindo 2017), dá para concorrer a vagas em faculdades particulares sem ter que fazer vestibular. Fique ligado na abertura do processo seletivo da instituição onde você quer estudar. Para concorrer só é preciso informar a nota em cada uma das provas do Enem e, caso tenha pontuação mínima necessária, fazer a matrícula. O período de inscrições aqui varia de acordo com a faculdade escolhida.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2017

Se você vai tentar vaga no ensino superior com a nota do Enem, prepare-se para encarar um universo de opções!

No Sisu você vai encontrar vaga em mais de 100 instituições públicas pelo Brasil afora - algumas com mais, outras com menos vagas disponíveis.

Se a ideia for entrar em uma faculdade particular, as possibilidades se multiplicam. Quem optar pelo ProUni, FIES ou ingresso direto precisa chegar bem focado ao processo seletivo, sabendo exatamente qual curso quer fazer e em qual instituição.

Para ajudar você nessa jornada, a gente separou uma lista com algumas faculdades bem avaliadas pelo MEC e que oferecem graduação em diferentes áreas do conhecimento, têm políticas de descontos, bolsas e financiamentos, além de participarem do ProUni e do FIES.

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade