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Como fazer um portfólio de social media

Para se destacar no mercado de trabalho, é importante fazer um portfólio de social media completo e organizado; saiba como

26 mai 2024 - 04h00
(atualizado em 27/5/2024 às 18h00)
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Postar nas redes sociais é um trabalho importante para empresas e influenciadores, então, ter um portfólio de social media bastante completo pode aumentar as suas chances de conseguir o próximo job. Você pode usar sites e aplicativos para juntar seus principais trabalhos e apresentar resultados significativos para chamar a atenção.

Foto: natanaelginting/freepik / Canaltech

O que deve ter em um portfólio de social media?

Ao juntar diversas informações e projetos em um mesmo local, você facilita o entendimento dos clientes e comprova sua experiência na área. Há dados que precisam fazer parte do material — confira abaixo.

  • Informações de contato;
  • Apresentação pessoal ou da empresa;
  • Lista de habilidades;
  • Ao menos cinco exemplos de trabalhos;
  • Resultados atingidos com os jobs.

Em plataformas como o Instagram da Meta há a opção do Insights, que apresenta dados relevantes de um perfil, desde o crescimento ao alcance de uma publicação. Use esse tipo de ferramenta para auxiliar nos seus argumentos na hora da contratação.

Onde fazer um portfólio de social media?

Há uma grande variedade de sites e aplicativos que permitem a criação de portfólios, sendo assim, o Canaltech separou uma lista com cinco opções.

1. Instagram

A rede social de fotos e vídeos da empresa de Mark Zuckerberg se tornou uma ótima ferramenta para profissionais de social media divulgarem seus trabalhos. Ao criar um perfil, você pode adicionar todos os dados importantes mencionados previamente, além de organizar o conteúdo da maneira que quiser.

  • Preço: gratuito, inclusive o Insights
  • App: Android | iOS
  • O Instagram oferece a ferramenta Insights perfeita para social media (Imagem: Georgia de Lotz/Unsplash)
    O Instagram oferece a ferramenta Insights perfeita para social media (Imagem: Georgia de Lotz/Unsplash)
    Foto: Canaltech

2. Behance

Por oferecer uma enorme variedade de áreas, o Behance é muito interessante para quem trabalha com mídias sociais. É possível apresentar cada job individualmente ou fazer uma grande publicação juntando vários, o que importa é ser claro e facilitar a leitura do cliente. O melhor é que a ferramenta da Adobe também funciona como uma rede social, facilitando a interação entre os profissionais.

  • Preço: gratuito, mas com plano pago a partir de R$ 47 por mês
  • Site: behance.net
  • O Behance tem muitas opções de portfólio (Imagem: Captura de tela/Munique Shih/Canaltech)
    O Behance tem muitas opções de portfólio (Imagem: Captura de tela/Munique Shih/Canaltech)
    Foto: Canaltech

3. Canva

Para fazer um portfólio no Canva, basta se cadastrar e começar a criar apresentações bonitas e práticas. Na plataforma, você pode juntar diversos jobs em uma mesma imagem para deixar a visualização dinâmica, mas também pode separar as mais relevantes em um estilo único. O bom é que a própria ferramenta já oferece modelos para você começar.

  • Preço: gratuito, mas com plano pago a partir de R$ 34,90 por mês
  • Site: canva.com
  • O Canva traz opção nativa para criar portfólios (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
    O Canva traz opção nativa para criar portfólios (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
    Foto: Canaltech

4. Wix

Por oferecer facilidade na hora de criar, a Wix é uma boa opção para quem conhece pouco ou quase nada de desenvolvimento e personalização de páginas. Há muitos recursos disponíveis para explorar que permitem uma apresentação coesa e direta dos seus projetos e resultados.

  • Preço: gratuito, mas com planos a partir de R$ 80 por mês
  • Site: pt.wix.com
  • Página inicial do Wix (Imagem: Captura de tela/Felipe Freitas/Canaltech)
    Página inicial do Wix (Imagem: Captura de tela/Felipe Freitas/Canaltech)
    Foto: Canaltech

5. Squarespace

Muito similar às opções acima, o Squarespace se destaca por causa da sua ferramenta de tráfego e análise de desempenho, além de oferecer domínio próprio. No entanto, o serviço não é gratuito. Aqui, o profissional pode personalizar toda a página para deixar exatamente como quer através das funções simples e intuitivas.

  • Preço: a partir de US$ 12 por mês
  • Site: pt.squarespace.com
  • Página inicial do Squarespace (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
    Página inicial do Squarespace (Imagem: Captura de tela/Ricardo Syozi/Canaltech)
    Foto: Canaltech

Dicas para fazer um bom portfólio

Por fim, vale conferir algumas dicas valiosas para chamar a atenção do cliente com seu portfólio de social media.

  • Separe os melhores jobs;
  • Deixe a leitura clara e objetiva para o visitante;
  • Explore suas melhores habilidades;
  • Se não tiver muita variedade, foque no que faz de melhor;
  • Apresente resultados reais.

Você também pode usar a tecnologia de inteligência artificial para te auxiliar no processo e no trabalho. Assim, é uma boa conhecer alguns comandos para usar no ChatGPT.

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