PUBLICIDADE

Raquele é doceira, Fernanda é confeiteira: saiba a diferença entre as profissões

Última Festa do Líder no 'BBB24' foi repleta de docinhos, uma homenagem à profissão da sister Raquele

23 fev 2024 - 12h36
(atualizado às 12h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Raquele é doceira, Fernanda é confeiteira: saiba a diferença entre as profissões
Raquele é doceira, Fernanda é confeiteira: saiba a diferença entre as profissões
Foto: Fábio Rocha/Globo

Com o tema 'A Vida é Doce', a última Festa do Líder no Big Brother Brasil 24 foi cheia de docinhos. Essa foi uma homenagem a Raquele, que é doceira fora do programa. Ao longo do BBB, outra sister, Fernanda, também já deu várias dicas sobre confeitaria, sua profissão.

Durante a festa de Raquele, Fernanda inclusive confeitou um cupcake. Em outro momento do reality, ela já ensinou Davi a fazer um bolo. Mas você sabe quais são as diferenças entre a profissão de doceira e confeiteira?

Um doceiro é responsável mais pela parte de doces de festa, como bolo, brigadeiro, beijinho, por exemplo. O curso de doces "capacita o aluno para o preparo de receitas doces básicos, como bem-casados, pavês, mousses, brigadeiros tradicionais e variados, trufas, beijinhos de coco, pavê de chocolate, palha italiana, brigadeirão, ambrosia, tortinhas de frutas, carolinas, sonhos, tarteletes", explica o Senac.

Para se tornar um doceiro, há cursos presenciais com cerca de 24 horas de duração.

Já um confeiteiro é mais abrangente e aprende também diferentes tipos de massas, recheios, caldas, pães, entre outros produtos da confeitaria. "Durante as aulas, o aluno aprende a criar produtos de confeitaria, como bolos, biscoitos, caldas, sorvetes, compotas, doces e recheios, aplicando as técnicas específicas de preparo, decoração e finalização, respeitando as regras de manipulação dos alimentos e segurança alimentar", descreve o Senac.

"O curso ensina ainda técnicas de Cake Design como drapeados, laços texturizados, rendas comestíveis, plissados, babados, acabamentos perolados e metalizados, decoração com frutas frescas e pintura com uso de aerógrafo", acrescenta. 

Um curso de confeitaria, de acordo com o Senac, tem aproximadamente 300 horas de duração presenciais.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade