PUBLICIDADE

Mulher expõe discriminação em entrevista de emprego por ser mãe e viraliza na web

Diálogo com recrutador repercutiu nas redes sociais após mulher fazer desabafo

13 set 2023 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários
Samara Braga fez desabafo sobre o caso nas redes sociais
Samara Braga fez desabafo sobre o caso nas redes sociais
Foto: Reprodução/Linkedin

Uma moradora de Cariacica, no Espírito Santo, usou as redes sociais para expor um caso de discriminação que sofreu durante a seleção para uma vaga de emprego, por ser mãe. Samara Braga expôs o caso com prints da conversa que teve com o recrutador, que disse que é “sempre difícil contratar quem tem filhos”, gerando indignação.

Segundo a mulher, o recrutador atrasou em três horas para começar a entrevista, que estava marcada para 8h. Quando Samara disse que não poderia fazer a entrevista naquele horário, que já estava distante do combinado, o recrutador a questionou sobre  "a rotina de tantos compromissos de um desempregado", e disse ser difícil contratar quem tem filhos, quando ela relatou que estava cuidando da família.

A situação aconteceu por uma conversa de WhatsApp no início de setembro. Samara Braga resolveu compartilhar o ocorrido no LinkedIn, para desabafar e expor o caso aos seus amigos e seguidores da rede social. O post recebeu mais de 26 mil reações, e passou dos 3.900 comentários.

Mensagens trocadas entre o recrutador e Samara
Mensagens trocadas entre o recrutador e Samara
Foto: Reprodução/Linkedin

"Aconteceu comigo e estou sem acreditar que exista profissional assim. Não é o tipo de publicação que as recrutadoras gostam de ver no perfil [da rede social], mas é necessário compartilhar", escreveu a mãe.

Nos comentários, amigos e seguidores dela escreveram mensagens de apoio, repudiando a atitude do recrutador. Apesar da insistência de alguns, ela não revelou qual era a empresa em questão.

O que diz a lei

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a legislação trabalhista veda toda prática de discriminação em qualquer fase do contrato de trabalho, incluindo o recrutamento e contratação. Isso inclui casos de gravidez, situação familiar, entre outros, que não devem gerar prejuízos ao candidato.

O candidato que passar por esse tipo de situação pode buscar os canais internos da empresa para reportar o problema. O MTE possui também a Coordenação Nacional de Combate à Discriminação e Promoção da Igualdade de Oportunidades no Trabalho, bem como coordenações regionais descentralizadas. O canal para denúncias é pelo e-mail denuncia.sit@mte.gov.br.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade