Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Analista financeira consegue emprego com método antigo: 'Entregando currículo'

Nas redes sociais, ela detalha como o networking funcionou na prática; especialista explica como método é eficaz

3 set 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Analista financeira consegue recolocação no mercado de trabalho com método antigo: ‘Entregando currículo’
Analista financeira consegue recolocação no mercado de trabalho com método antigo: ‘Entregando currículo’
Foto: Reprodução/Getty Images

Uma analista financeira chamada Eliana de Moraes Oliveira viralizou no LinkedIn após compartilhar como conseguiu a tão sonhada recolocação no mercado de trabalho. De acordo com ela, a base foi a partir de um método 'antigo': entregando currículos pessoalmente às empresas. 

Na publicação, que está com quase 23 mil curtidas, ela conta que em uma das empresas que entregou o currículo encontrou com uma amiga que fazia parte do RH e que a indicou ao gestor financeiro, que já estava em busca de reestruturar o setor. O mais interessante da história é que o profissional em questão já a conhecia. 

"[O] tal gestor, em entrevista semana passada, me reconheceu. Fui a melhor aluna dele de Matemática Financeira na faculdade. Sim, fechei o semestre com nota 10 nas atividades e na prova", contou Eliana.

Um exemplo clássico de networking em ação. Ela detalha ainda que quando recebeu a mensagem da aprovação deu um grito de felicidade. "Eu estava conversando com a dona da academia do bairro. Eu dei um grito, abracei ela rindo, chorando e gritando, com a sensação de ter sobrevivido a um furacão, onde os telhados caíram na cabeça, e eu sobrevivi com arranhões e alguns cortes profundos, porém sem fraturas", escreveu. 

"Eu vou trabalhar presencial, porém, saindo de casa, são 15 minutos a pé! Vocês têm noção da qualidade de vida? Não vou madrugar, não corro risco de assaltos em ponto de ônibus às 5h30 da manhã, nem ao chegar em casa à noite. E não precisarei do transporte público! Resumindo, estou muito feliz, e mereço tudo isso!", comemorou a profissional. 

 

O post possui mais de mil comentários, a maioria parabenizando pela determinação em continuar em busca de uma boa oportunidade. Em entrevista ao Terra, a especialista em carreiras e autora do livro "Conecte-se: Construa Relacionamentos que Vão Gerar Negócios, Parcerias e Manter sua Rede Aquecida", Andréa Greco, também elogiou a iniciativa de Eliana. 

"Embora enviar currículos em mãos possa parecer um método ultrapassado na era digital, ele ainda pode ser eficaz em certas situações. O principal benefício desse método é a oportunidade de criar uma impressão pessoal direta, que pode ser especialmente valiosa em contextos onde o networking e a presença pessoal são importantes", explicou Greco. 

De acordo com ela, entregar um currículo pessoalmente pode destacar sua proatividade e interesse genuíno pela vaga, além de permitir uma breve conversa com o recrutador ou gerente, o que pode aumentar suas chances de ser lembrado.

"Normalmente, são cargos em lojas, cafés, restaurantes, atendimento ao cliente e vendas e pequenas empresas que podem se beneficiar de uma apresentação direta", orienta. 

Também estou em busca de recolocação. O que posso fazer? 

Ao Terra, Andréa Greco compartilhou algumas dicas para aqueles profissionais que estão há muito tempo em busca de recolocação, mas ainda não conseguiram encontrar uma boa oportunidade. 

  • Mantenha o currículo atualizado

"Primeiro, revise e atualize seu currículo e perfil profissional para garantir que estejam alinhados com as tendências atuais do mercado e evidenciem suas habilidades e conquistas mais recentes", orienta. 

  • Adapte seu currículo para às vagas

"Adapte seu currículo para cada vaga, destacando as experiências e competências que mais se adequam ao que a empresa está buscando", diz Andréa.

  • Fortaleça sua rede de contatos

"O networking é uma ferramenta poderosa na busca de emprego; participe de eventos do setor, grupos profissionais e utilize plataformas como LinkedIn para se conectar com antigos colegas, recrutadores e profissionais da área. Muitas oportunidades surgem por meio de indicações e conexões pessoais", defendeu. 

  • Invista em desenvolvimento profissional 

"Cursos, certificações e treinamentos podem não só melhorar suas habilidades, mas também demonstrar seu comprometimento e atualização com as demandas do mercado", detalhou a especialista. 

  • Verifique suas estratégias de busca

"Se você tem se candidatado para muitas vagas sem sucesso, avalie se está abordando as oportunidades certas ou se poderia se beneficiar de um ajuste no seu método de candidatura. Buscar a ajuda de um coach de carreira ou um orientador pode fornecer novas perspectivas e estratégias", diz. 

  • Mantenha-se positivo e resiliente

"A busca por emprego pode ser desafiadora e levar mais tempo do que o esperado. Mantenha uma rotina que inclua atividades que lhe proporcionem prazer e relaxamento, e não deixe que o processo afete sua saúde mental e emocional", finalizou. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade