PUBLICIDADE

Carnaval 2024: veja dicas de como cuidar da saúde

Fique por dentro de dicas para cuidar da saúde do corpo durante as festas do Carnaval 2024. Clique e confira!

9 fev 2024 - 08h04
(atualizado às 08h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O Carnaval 2024 reúne milhares de pessoas por diversas cidades brasileiras entre os dias 9 e 13 de fevereiro. A ocasião é marcada por aglomeração de foliões, dias intensos de festa, exposição ao sol, consumo de alimentos e bebidas.

Devido a esses fatores, os cuidados com a saúde corporal são fundamentais para prevenir doenças e manter o organismo saudável durante a festividade.

O Brasil Escola destacou dicas de profissionais para manter cuidados essenciais com o corpo durante o Carnaval. 

Dicas de como cuidar da saúde no Carnaval 2024

Confira, abaixo, dicas de como cuidar da saúde durante o Carnaval 2024:

Hidrate-se

O Carnaval acontece no verão, período do ano onde as temperaturas permanecem mais elevadas. Devido à quantidade de pessoas reunidas nos eventos carnavalescos, os espaços tendem a ficar mais quentes ainda. 

A hidratação é fundamental durante o Carnaval.
A hidratação é fundamental durante o Carnaval.
Foto: Brasil Escola

O processo de sudorese, caracterizado pela perda do suor, é muito comum. Junto ao consumo de bebidas alcoólicas que causam a diurese (eliminação de urina), é essencial que as pessoas se hidratem, defende a professora de Biologia Vanessa Sardinha neste artigo. 

Com isso, a ingestão adequada de água, como também de sucos naturais e água de coco se tornam importantes para evitar a desidratação. 

Tenha cuidado com as infecções

O Carnaval é um período onde as pessoas se aglomeram e ocorre o compartilhamento de copos, latas e garrafas de bebida. Esse hábito é prejudicial por aumentar as chances do desenvolvimento de doenças infecciosas como a mononucleose, conhecida popularmente como Doença do Beijo, afirma Filipe Piastrelli, infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Oswaldo Alemão Cruz.

Piastrelli explica que a doença é causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitido por meio da troca de salivas. Esse agente afeta os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo. "O ideal é que cada um tenha o seu próprio copo, para evitar a transmissão", reforça.

O uso de preservativos é essencial para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Entre elas estão o HIV, sífilis, hepatites A e B e gonorreia, clamídia. 

Atualize as vacinas 

Mantenha o cartão de vacinas atualizado antes de cair na folia. Entre os imunizantes indicados estão os da Covid-19 e o da gripe.

Proteja-se do sol

A exposição de forma excessiva ao sol é prejudicial à saúde da pele, para isso é necessário aplicar o protetor solar a cada três horas, inclusive em dias nublados, sugere Jade Cury, dermatologista do Hospital Oswaldo Alemão Cruz.

O uso do protetor solar durante o Carnaval é importante para a saúde da pele. 
O uso do protetor solar durante o Carnaval é importante para a saúde da pele.
Foto: Brasil Escola

Beba com moderação

O consumo de bebidas alcoólicas e energéticas podem alterar a pressão arterial, como também contribuir para a desidratação e até mesmo ocorrência do AVC (Acidente Vascular Cerebral), pontua Hélio Castello, cardiologista do Hospital Oswaldo Alemão Cruz.

O uso dessas bebidas deve ser moderado, principalmente para quem faz uso de medicação contínua.  

"O ideal é intercalar bebida alcoólica com a água, principalmente porque o Carnaval brasileiro acontece no período mais quente do ano, favorecendo quadros de insolação e desidratação"

Hélio Castello - Cardiologista

Alimente-se bem

A alimentação é um fator importante para manter a energia durante as festas. O Ministério da Saúde recomenda evitar alimentos gordurosos e apimentados. O ideal é comer alimentos leves, como saladas, legumes, carnes magras e ovos.

Tenha atenção no que for comer na rua. É comum nesse período casos de infecção intestinal causada por alimentos contaminados. Sempre observe as condições de higiene caso se alimente fora. 

Atenção às maquiagens e glitter no rosto

Jade explica que cada tipo de pele possui características individuais e por isso exige cuidado reforçado. O uso de maquiagens e adereços, sem saber a procedência, pode ser ruim para a saúde da pele.

"O ideal é procurar materiais específicos para pele, sejam tintas ou glitter, por exemplo. Além disso, ao chegar em casa é obrigatório a remoção da maquiagem com água e sabonete com PH neutro"

Jade Cury - Dermatologista

O glitter utilizado no rosto deve ser específico para uso na pele.
O glitter utilizado no rosto deve ser específico para uso na pele.
Foto: Brasil Escola

Descanse

O repouso é importante após dias de festa. Busque dormir assim que possível para se manter bem. A privação do sono está relacionada, a curto prazo, a alterações de humor, cansaço, indisposição, irritabilidade e dificuldade de concentração, elenca a professora Vanessa Sardinha.

Saiba mais sobre o Carnaval

Saiba como surgiu o Carnaval, como ele chegou no Brasil e curiosidades sobre a tradição:

Por Lucas Afonso

Jornalista

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade