Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Brat': saiba a origem da palavra do ano de 2024, segundo o dicionário Collins

Termo surgiu do álbum da cantora Charli XCX e chegou a ser usado em contexto político

1 nov 2024 - 15h02
(atualizado às 16h25)
Compartilhar
Exibir comentários
"Brat" foi o título do sexto álbum da cantora britânica
"Brat" foi o título do sexto álbum da cantora britânica
Foto: Popline

A palavra 'brat' foi oficialmente reconhecida como a Palavra do Ano de 2024 pelo dicionário Collins. Originalmente usada para descrever uma criança mal comportada, o termo ganhou novo significado graças à cantora britânica Charli XCX, que o utilizou como título de seu sexto álbum de sucesso.

Agora, 'brat' evoca uma "atitude confiante, independente e hedonista", segundo definiu o próprio Collins. O conceito ultrapassou as fronteiras da música e ganhou adeptos globais, marcando o que ficou conhecido como o “brat summer” --uma estética e estilo de vida abraçados especialmente pela juventude.

"Inspirado pelo álbum de Charli XCX, 'brat' se tornou uma das palavras mais comentadas de 2024", afirmou o dicionário Collins em comunicado. "Mais do que um álbum de grande sucesso, 'brat' é um fenômeno cultural que ressoou com pessoas globalmente."

Charli XCX, ou Charlotte Emma Aitchison, de 32 anos, descreveu a "brat girl" típica como alguém "bagunceira, que gosta de festejar, talvez diga algumas besteiras às vezes, que se sente bem consigo mesma, mas que também pode ter uma crise, e meio que festeja através disso." A descrição chegou a reverberar também no cenário político dos Estados Unidos.

A vice-presidente dos EUA e agora candidata presidencial Kamala Harris tornou-se uma das apoiadoras do movimento 'brat' após uma interação no Twitter. Em julho, Charli XCX tuitou: "Kamala é brat", uma declaração que parece ter inspirado a equipe de campanha da candidata. Pouco depois, Kamala usou a música 365, da artista, em um vídeo no TikTok, e a estética do álbum foi incorporada à identidade visual de sua campanha, com um novo perfil em verde-limão no estilo da capa de Brat.

O álbum, que alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e o terceiro lugar nos Estados Unidos, não só fortaleceu a carreira de Charli XCX, mas consolidou 'brat' como um símbolo de expressão pessoal e autenticidade para uma geração que celebra seus próprios desejos e imperfeições.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade