PUBLICIDADE

Ano Novo Lunar 2024 inicia hoje (10): saiba o que é Ano Novo Chinês

O Ano Novo Lunar 2024, ou Ano Novo Chinês, começa hoje, 10 de fevereiro. A data marca a passagem do ano na China e em comunidades chinesas ao redor do mundo.

10 fev 2024 - 10h07
Compartilhar
Exibir comentários

O Ano Novo Lunar 2024 começa hoje,10 de fevereiro. A data marca a passagem do ano na China e em comunidades chinesas ao redor do mundo, por isso também é conhecido como "Ano Novo Chinês" 2024.

A passagem de ano ocorre segundo o calendário chinês, que é um calendário lunar que tem 12 meses, e, nos anos bissextos, 13 meses. O Ano Novo Chinês é uma das festividades mais populares da China e pode ter vários dias de duração.

O calendário chinês tem como característica relacionar cada ano a diferentes animais. O dragão é o animal do Ano Novo Chinês 2024. Este Ano Novo Lunar encerra-se no dia 28 de janeiro de 2025.

O próximo Ano Novo Chinês será de 29 de janeiro de 2025 a 16 de fevereiro de 2026. Esse ano será representado pela serpente.

O que é Ano Novo Lunar?

Professor de história do curso e colégio Etapa, de São Paulo, Thomas Wisiak ressalta que o Ano Novo Lunar é uma comemoração tradicional na cultura chinesa.

"O Ano Novo Lunar, ou Ano Novo Chinês, é a celebração do início do ano no calendário chinês, que é lunissolar, combinando na contagem as lunações (fases da lua) e o movimento da Terra em relação ao Sol"

Thomas Wisiak

O professor lembra que o Ano Novo Lunar tem início com a primeira lua nova após o solstício de inverno no hemisfério norte (verão no hemisfério sul).

Festival de Primavera

A comemoração do Ano Novo Lunar ou Ano Novo Chinês também é conhecida como "Festival de Primavera". A celebração ocorre, segundo o professor de história, na China e em vários países do leste e sudeste da Ásia, como Japão e Coreia do Sul.

"O Festival de Primavera envolve reuniões familiares, troca de presentes, fartura de alimentos, dança, música, encenações e fogos de artifício", enumera Wisiak.

No Brasil, o Ano Novo Chinês também é celebrado em algumas regiões. Uma das comemorações mais conhecidas é realizada no Bairro da Liberdade, em São Paulo. 

Celebração do Ano Novo Chinês no bairro Liberdade, em São Paulo [1]
Celebração do Ano Novo Chinês no bairro Liberdade, em São Paulo [1]
Foto: Brasil Escola

Curiosidades sobre o Ano Novo Chinês

De acordo com este artigo, o Ano Novo Chinês tem várias curiosidades. Confira abaixo algumas:

  • É um dos feriados mais importantes da China;

  • A comemoração é feita durante três dias, mas, dependendo do país, pode se estender por mais tempo;

  • Há países que decretam feriado durante uma semana, fechando comércios e restaurantes;

  • Durante a celebração do Ano Novo Chinês, muitas pessoas preparam pratos tradicionais que simbolizam sorte;

  • Peixe, frango e o tradicional rolinho primavera chinês são exemplos de pratos servidos no Ano Novo Chinês;

  • No último dia da celebração, é realizado o Festival da Lanterna, quando as famílias lançam pequenas lanternas no ar;

  • Na China atual, a celebração do Ano-Novo é um momento em que milhões de pessoas retornam às suas terras natais para passar alguns dias com seus familiares. Pode haver troca de presentes.

Crédito da imagem:

[1] Rovena Rosa/Agência Brasil

Por Silvia Tancredi

Jornalista

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade