PUBLICIDADE

6 cursinhos pré-vestibular gratuitos para pessoas trans

A comunidade trans enfrenta uma série de desafios que dificultam o acesso à educação superior e, consequentemente, ao mercado de trabalho

18 ago 2022 - 16h27
Compartilhar
Exibir comentários

Estudantes transexuais representam apenas 0,1% do total dos alunos de universidades federais, segundo levantamento realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior ( Andifes ). Além disso, 72% da comunidade trans não possui o Ensino Médio completo e só 56% concluiu o Ensino Fundamental. 

Transgender woman covered with the transgender flag and holding a flag in the hand for defending her rights
Transgender woman covered with the transgender flag and holding a flag in the hand for defending her rights
Foto: Getty images/Reprodução / Guia do Estudante

São muitos fatores que desencadeiam essa evasão sistemática, como preconceitos, discriminação, casos de bullying na escola e toda a hostilidade que pode ocorrer durante a idade escolar. São condições dificultam o acesso à educação superior e, consequentemente, ao mercado de trabalho. 

Para combater esse cenário, existem cursinhos pré-vestibular voltados exclusivamente à comunidade trans, contribuindo para o ingresso na universidade com um ambiente acolhedor. 

O GUIA DO ESTUDANTE separou alguns. Confira!

Cursinho Popular Transformação, em São Paulo

Criado em 2015, o cursinho fica no centro de São Paulo e é voltado para pessoas transgêneros, travestis e não-bináries.

O curso é autônomo, gratuito, formado totalmente por voluntários e as disciplinas são organizadas como no Enem: Linguagens, Ciências da Natureza, Humanidades e Ciências Exatas.

Prepara Trans, em Goiás

O Prepara Trans é um cursinho gratuito em Goiânia. As aulas acontecem toda semana, de segunda à sexta, das 19h20 às 21h20, na Faculdade de Educação da UFG (Universidade Federal de Goiás). 

O projeto foi desenvolvido por alunos e professores da UFG que se dispuseram voluntariamente a compor a comissão organizadora do curso.

PreparaNem, no Rio de Janeiro

O cursinho foi uma iniciativa de um grupo de amigos. Hoje, é composto por professores voluntários e as aulas acontecem em espaços cedidos por ONGs, sindicatos e casas de cultura e, por isso, cada dia ocorre em um local diferente.

Transvest, em Minas Gerais

A ONG Transvest, além do curso pré-vestibular, oferece palestras sobre as culturas lgbt+, oficinas artísticas, supletivo, curso de libras e cursos de línguas (inglês, francês, espanhol e italiano) para a população trans de Belo Horizonte. 

Todas as atividades são gratuitas e realizadas por voluntários.

TransPassando, no Ceará

Organizado pelo coletivo de mesmo nome, o Transpassando oferece aulas gratuitas, ministradas por professores voluntários e alunos dos cursos de licenciatura, no Centro de Humanidades da UECE (Universidade Estadual do Ceará).

TransEnem, no Rio Grande do Sul

O TransEnem é um cursinho gratuito, independente e sem fins lucrativos, que atende pessoas trans em Porto Alegre. Ele oferece preparação não apenas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas para os processos seletivos das universidades de todo o Brasil.

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade