Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Diplomacia brasileira tenta impedir execução na Indonésia

15 jan 2015 - 11h41
Compartilhar

Brasileiro detido desde 2003 por tráfico de drogas tem execução marcada para domingo. Nos bastidores, governo tenta impedir ou pelo menos adiar cumprimento da sentença.

A Embaixada do Brasil em Jacarta confirmou nesta quinta-feira (15/01) que está tentando impedir ou pelo menos adiar a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado por tráfico de drogas na Indonésia.

Segundo um diplomata ouvido pela DW Brasil, as ações da embaixada estão sendo coordenadas com o Itamaraty, em Brasília, para tentar impedir a execução da sentença. Ele não deu detalhes sobre quais medidas estão sendo tomadas.

A execução está marcada para ocorrer no próximo domingo. Outras cinco pessoas – um nigeriano, um vietnamita, um malês e dois indonésios –, todas condenadas por tráfico de drogas, têm a execução marcada para o mesmo dia.

"Não há misericórdia para traficantes de drogas. Nós esperamos que nossa firme posição tenha um efeito preventivo e detenha traficantes", afirmou o procurador-geral do país, Muhammad Prasetyo, ao confirmar a sentença.

A execução deve acontecer no complexo penitenciário da ilha de Nusa Kambangan. "O pelotão de fuzilamento, médicos e o clérigo já foram nomeados", disse Prasetyo.

Preso em 2003

No final do ano passado, o governo do presidente Joko Widodo negou definitivamente o pedido de clemência feito pelo brasileiro.

Moreira foi preso na Indonésia em 2003, ao tentar entrar no país com 13,4 quilos de cocaína escondidos em tubos de asa delta. O brasileiro foi condenado à morte em 2004 por tráfico de drogas.

A DW Brasil entrou em contato com o Itamaraty para obter mais informações, mas não obteve resposta.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra