PUBLICIDADE

DINO

Uso inadequado de celulares pode desenvolver uma geração corcunda

29 ago 2019 - 22h15
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com estudos da chefe do departamento de cirurgia da coluna do New York Spine Surgery & Rehabilitation Medicine, nos EUA, a postura no momento de utilizar o celular pode causar inflamações no tecido do pescoço. Isso acontece devido ao fato de que o indivíduo inclina a cabeça para baixo com muita frequência.

Segundo especialistas, a cabeça de uma pessoa adulta pesa por volta de quatro a cinco quilos e meio, isso dentro de um ângulo normal. No entanto, ao incliná-la em um ângulo de 15 graus, o peso transmitido ao pescoço é de 12 quilos, podendo chegar a 27 kg no caso de  um ângulo de 60 graus. Todo esse processo contribui para a alteração do esqueleto humano, podendo surgir um novo osso no crânio.

Os dados do estudo mostram que a população jovem é a mais atingida pela síndrome do pescoço de SMS, na qual o tempo de posicionamento gira entre 700 e 1400 horas, o que leva os tecidos do pescoço a inflamarem, ocasionando tensão muscular e alterando sua curvatura.

Como prevenir dores no pescoço e na coluna devido ao mal-uso do celular

De acordo com os ortopedistas, a má postura é uma das principais causas de problemas crônicos na coluna. São vários os fatores que contribuem para esse mal, como o uso inadequado dos smartphones.

Ter uma postura correta pode ajudar evitar esse tipo de problema, mas, para isso, é necessário tomar algumas precauções, como olhar para a tela do dispositivo móvel com o pescoço ereto, por exemplo.

Já para as pessoas que trabalham sentadas, o ideal é manter os braços sempre alinhados e apoiados na mesa em um ângulo de 90º, além de evitar debruçar-se sobre ela.

Outro ponto que precisa de uma atenção especial é o caso de pessoas que passam horas jogando, fazendo publicações em redes sociais ou mesmo visualizando mensagens. Nesses casos, o ideal é pausar essas atividades por um intervalo de 20 a 30 minutos para descansar.

Mudanças de hábitos no cotidiano podem ajudar na prevenção desses incômodos. Algumas delas:

  • Evitar usar o celular com a cabeça inclinada para baixo;
  • Praticar exercícios frequentemente;
  • Alongar o pescoço, tanto para a direita, quanto para a esquerda;
  • Prefira colchões que mantenham a coluna ereta;
  • Evite permanecer por muito tempo na mesma posição;
  • Evite atender o celular apoiando-o nos ombros.

Problemas causados pelo uso inadequado do smartphone

A cada dia que passa, aumentam os casos relacionados à postura inadequada devido ao uso frequente de celulares de modo incorreto. Dentre os problemas causados por essa má ação estão:

  • Dores de cabeça ligadas às tensões musculares da nuca e pescoço;
  • Forte dor na coluna cervical;
  • Dores nas costas e nos ombros.

Diante de quadros como esses, o fisioterapeuta é primordial para tratamentos de dores e problemas similares. Por isso, no caso de pessoas que estão sofrendo com esse tipo de problema, é importante procurar uma clínica especializada, com profissionais capacitados para ministrarem os procedimentos de fisioterapia adequados a cada situação.

A SM Care é uma clínica especializada em fisioterapia que dispõe de diversos serviços de reabilitação de lesões. A empresa conta com equipes de profissionais altamente capacitados em diferentes técnicas e especialidades terapêuticas, prestando serviços de clínica de fisioterapia em SP de qualidade reconhecida.

Website: http://smcare.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade