PUBLICIDADE

DINO

Uso deliberado de termogênicos pode causar sérios riscos à saúde

Taquicardia, tremores, ansiedade e insônia são alguns dos problemas que podem ser causados pelo uso de termogênicos de maneira deliberada

5 out 2016 - 10h42
Compartilhar
Exibir comentários

Os termogênicos são substancias que aceleram o metabolismo, aumentam a temperatura corporal e promovem queima de calorias. Podem ser encontrados em alimentos, consumidos de forma natural e também industrializados na forma de suplementos alimentares, muito usados em dietas de emagrecimento.

Combinados com programas de exercícios físicos são capazes de aumentar o gasto energético corporal em até dez por cento, auxiliando na redução de peso. No entanto, o seu uso ainda causa muita dúvida e gera controvérsias entre profissionais da área da saúde.

A Anvisa não possui diretrizes gerais para regulamentação de suplementos alimentares, porém costuma avaliá-los caso a caso. Diversas marcas de suplementos termogênicos já foram proibidas pela agência por conterem substâncias consideradas inseguras ou nocivas à saúde.

Conforme Júlia Lorenzon, nutricionista com especialização em Ciências da Saúde e do Esporte, "os termogênicos são contraindicados para crianças, gestantes e idosos. Além disso, não é aconselhável o uso por indivíduos portadores ou com histórico familiar de hipertensão e/ou doenças coronarianas, por exemplo, visto que estes produtos elevam a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Adultos saudáveis devem, de qualquer maneira, buscar orientação profissional antes de fazer uso", alerta.

A nutricionista explica que por estimularem o gasto calórico, eles podem contribuir no processo de emagrecimento mesmo sem a prática de exercícios, mas que isso provavelmente será transitório. "O emagrecimento eficaz, seguro e duradouro exige a prática regular de exercícios físicos, bem como a adoção de uma alimentação saudável", destaca Júlia.

Além disso, a profissional ressalta que indivíduos que fazem uso de termogênicos de maneira deliberada podem apresentar taquicardia, tremores, ansiedade e insônia, por exemplo, prejudicando sua qualidade de vida.

Mais informações sobre o tema podem ser encontradas no site Corpo e Estética .

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade