PUBLICIDADE

DINO

TISMOO firma acordo com o Grupo Fleury para processamento de exame para autismo

26 mar 2018 - 20h52
Compartilhar
Exibir comentários

A startup brasileira de biotecnologia TISMOO, primeiro laboratório do mundo exclusivamente dedicado à medicina personalizada para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outros transtornos neurológicos de origem genética, e o Grupo Fleury, um dos mais respeitados laboratórios da América Latina, anunciam esta semana a celebração de um acordo que demonstra o compromisso de ambas as instituições com a medicina personalizada, em especial para o Autismo.

Foto: DINO

Nesse acordo a plataforma Fleury Genômica se responsabilizará pela geração dos dados de CGH-Array e a TISMOO pela interpretação específica destes dados e pela elaboração, emissão dos laudos e suporte para médicos e pacientes atendidos pela TISMOO.

A nova metodologia de Array genômico utilizará a tecnologia de ponta do Grupo Fleury, permitindo a detecção de alterações cromossômicas que anteriormente ficavam dentro do erro metodológico. Também é possível identificar ganhos e perdas de um único gene pela associação de resolução e o grande número de SNP (Single Nucleotide Polymorphism) cobertos pelo chip. Todas essas qualidades somadas podem ajudar significativamente alguns casos de Transtorno do Espectro do Autismo que antes ficavam sem resposta na pesquisa de alterações cromossômicas.

"Em parte significativa dos países desenvolvidos, como no Canadá, por exemplo, logo após o diagnóstico de TEA, as crianças são encaminhadas para a realização de Array genômico" diz o Dr. Diogo Lovato, cientista de genômica clínica da TISMOO. "A avaliação genética em casos de déficit de desenvolvimento, incluindo o TEA, já é da rotina clínica e preconizado pelo American College of Medical Genetics. Nesses países, o Array genômico é o primeiro passo dessa investigação" completa Lovato.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um quadro complexo do neurodesenvolvimento associado a um elevado prejuízo funcional e afeta cerca de 1% da população mundial. Os indivíduos com TEA apresentam déficit de comunicação, problemas de sociabilização e alterações comportamentais, sendo que o número de meninos afetados é quatro vezes maior que o de meninas. No Brasil, embora não exista dados estatísticos relacionados a prevalência dos indivíduos com TEA, estima-se que mais de 2 milhões de famílias sejam afetadas pelo transtorno. Com um caso a cada 68 nascimentos, o autismo é tão frequente quanto é desconhecido. "Quanto mais a ciência evolui em suas pesquisas, mais o transtorno se mostra complexo. Hoje, já se sabe que existem mais de 800 genes envolvidos na ocorrência do autismo, e isso significa que ele se apresenta de formas muito variadas", afirma Dra. Graciela Pignatari, cofundadora da TISMOO.

Lançada em abril de 2016, a startup TISMOO nasceu após dois anos de planejamento e com o investimento de 3 milhões de reais provenientes dos próprios sócios. Nos primeiros 12 meses após a sua fundação, a TISMOO — que oferece mapeamento e aconselhamento genético altamente especializado em TEA — já realizou mais de uma centena de análises genéticas sendo em sua grande maioria genomas completos de pacientes. O sucesso imediato da TISMOO pode ser explicado principalmente pela carência de informação sobre o autismo.

"Um de nossos maiores desafios tem sido, além de conscientizar familiares e médicos que tratam crianças com autismo de que a análise genética e o aconselhamento são ferramentas importantes e com enorme potencial para ajudar no tratamento desses pacientes, também trabalhar intensamente para reduzir os valores dos exames, e isso é algo que estamos orgulhosos de viabilizar com esta parceria. A redução em relação ao nosso antigo valor é de quase 40%, uma notícia fantástica" explica Gian Franco Rocchiccioli, cofundador da TISMOO. "Um outro aspecto que vale destacar é a nossa crença de que o acordo entre a TISMOO e a recém anunciada unidade de Genômica do Grupo Fleury, representa mais um importante passo para reforçar o nosso compromisso com a comunidade médica em prover sempre as mais modernas tecnologias, com credibilidade e inovação", complementa Rocchiccioli.

Website: http://www.tismoo.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade