PUBLICIDADE

DINO

Testes de personalidade são tendência no mercado de trabalho

28 fev 2020 - 01h44
(atualizado às 02h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Os testes de personalidade foram criados baseando-se em observações e categorização de comportamentos. Sua eficácia é tão confiável que apesar de terem sido desenvolvidos na primeira metade do século XX, estão sendo cada vez mais aprovados, tanto pelas grandes corporações quanto por consultorias e coachs de relacionamento e carreira.

Foto: Google Imagens / DINO

Além de serem utilizados pelos profissionais das áreas já citadas, também é possível fazer uso dessas ferramentas de forma individual. Uma das vantagens de realizar o teste é promover o autoconhecimento. De acordo com Felippe Ferreira, fundador do Meubiz, o teste mostra quais são as principais características comportamentais e em qual perfil cada usuário se encaixa. "O mais interessante em todos estes mecanismos é que eles revelam algumas atitudes nunca antes percebidas de maneira consciente". Como consequência disso, passa-se a entender o motivo pelo qual agimos de uma determinada forma em detrimento de outra. Posteriormente, é possível trabalhar para modificar algum comportamento que deseja-se melhorar.

Quando se realiza um teste de personalidade , além de autoconhecimento, as pessoas tendem a compreender umas às outras de forma geral, conhecendo melhor a maneira como lidamos com mudanças, pressão, atividades em grupo ou individuais e como são desenvolvidos nossos relacionamentos interpessoais. Através disso muitos conflitos podem ser evitados. Além disso, o teste pode influenciar na educação dos filhos, possibilitando a descoberta da forma mais natural para que eles aprendam e, assim, desenvolvendo atividades que estimulem e complementem seu aprendizado.

Em posse dos resultados dos testes comportamentais também há como identificar carreiras mais adequadas para cada tipo de perfil profissional . Alguém que se caracterize como uma pessoa extrovertida, por exemplo, poderia se realizar mais em profissões que ofereçam mais contato com o público, enquanto um perfil introvertido se poderia se sentir mais satisfeito trabalhando de maneira mais individual. Além disso, a decisão de empreender baseado no teste de temperamento também pode aumentar as chances de fazer um bom negócio .

É importante notar que todos os seres humanos apresentam características de todos os tipos de temperamento . O que nos difere uns dos outros é juntamente a predominância de algumas características em relação a outras. Por isso, a preocupação em acertar ou errar em um teste comportamental é totalmente desnecessária, haja vista que não existe um tipo psicológico correto e outro errado, trata-se apenas de uma característica que pode ou não te favorecer para uma determinada posição.

Diante disso, focar nas características mais positivas ou nas mais frequentes, pode determinar para quais vagas se candidatar e se preparar, para ser bem sucedido em processos seletivos e desenvolver uma carreira em áreas que caminham lado a lado com as principais características do indivíduo.

Felippe Ferreira ressalta que o teste de perfil comportamental é diferentes daqueles encontrados em revistas de conteúdo popular como quiz de personalidade . "O teste de personalidade é baseado em pesquisas e observações de profissionais preparados para aplicá-los e todos eles necessitam de autorização para serem utilizados". Outro ponto a ser levantado é que a cada período da vida de uma pessoa, no qual o teste foi aplicado, pode haver um resultado diferente, visto que a maturidade e as experiências de um indivíduo influenciam nos traços de sua personalidade. Este fato reafirma a qualidade das ferramentas, que permitem avaliar o quanto uma determinada pessoa evolui ou se modifica ao longo de sua jornada.

Website: https://meubiz.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade