PUBLICIDADE

DINO

Tendência que veio para ficar: escolas que têm um programa bilíngue conquistam mais alunos e pais pelo Brasil

Escolas regulares têm apostado em programas bilíngues para oferecer ensino de inglês qualificado dentro da própria instituição.

13 mar 2019 - 11h02
(atualizado em 14/3/2019 às 11h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando o estudante Arthur Gonzalez Regueira recebeu aprovação do seu último teste do ano, os pais ficaram mais que satisfeitos com o resultado do programa bilíngue. O motivo? Arthur recebeu um certificado de proficiência em língua inglesa pela Universidade de Cambridge e com apenas 14 anos de idade. Agora o pequeno paulistano faz parte dos 5% da população brasileira que domina o inglês, segundo dados divulgados pela British Council em 2018 - e isso é graças ao ensino bilíngue inserido tão cedo em sua vida.

Foto: YOU Bilingual Education / DINO

Se antes dominar uma segunda língua era um diferencial curricular, hoje chega a ser imprescindível, principalmente quando o idioma em questão é o inglês. É nesse cenário que o bilinguismo vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos, provando ser uma tendência que veio para ficar. De acordo com uma pesquisa também realizada no ano passado pela Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), o mercado de escolas bilíngues apresentou índices de crescimento entre 6% e 10% só nos últimos cinco anos. O pequeno Arthur é a prova viva de que esses números só tendem a aumentar daqui para frente.

Aluno do Colégio Anglo, em Santos (SP), ele entrou no programa bilíngue da escola na terceira série, por volta dos 8 anos de idade. "Ele não conhecia totalmente o português e a proposta do programa era de inserir o inglês no cotidiano de forma bem natural", comenta o pai Baudílio Regueira, de 49 anos. "Ele aprenderia como aprendeu o português, achamos essa metodologia interessante e decidimos tentar".

Os pais do menino Arthur não se arrependeram em experimentar o programa bilíngue. Algum tempo depois, a criança já cantava músicas internacionais na rádio e acompanhava séries da TV americana sem esforço algum. Isso foi resultado da metodologia aplicada pelo programa da YOU Bilingual Education, que trabalha com imersão absoluta e inglês contextualizado no dia a dia dos alunos.

Baseado no Ensino Integrado de Língua e Conteúdo (CLIL), o método integra o conteúdo de outras disciplinas ao ensino do inglês, como Matemática, Ciências, Educação Física e muito mais. O programa bilíngue da YOU garante a fluência no inglês e essa é uma das características que tornaram a rede bastante conhecida e recomendada por muitas escolas do país.

Esse diferencial foi o que mais cativou a diretora do colégio Objetivo, em Campinas (SP), Gabriela Nunes. Ela e todo o corpo docente têm colhido bons frutos do programa da YOU, ganhando novos alunos e recebendo elogios das famílias. "Conseguimos ver que os alunos aprendem através de vivências e isso facilita e torna o aprendizado significativo", afirma ela. "Temos tido um ótimo retorno das famílias dos alunos por que oferecemos um programa bilíngue de qualidade dentro da escola regular, então os pais percebem que é muito melhor do que buscar inglês em um outro curso fora daquele ambiente".

A diretora também percebe resultados positivos entre os professores, que recebem um treinamento especializado da YOU. Além do treinamento, eles também recebem orientação e supervisão com o objetivo de garantir o êxito em todas as aulas. "Isso agrega muito para a experiência de quem dá aula", afirma a diretora. "Nada é completamente engessado, os professores também sugerem, trazem ideias para as aulas, tudo de forma muito colaborativa dentro do programa".

Para a coordenadora pedagógica da YOU, Valderez Vasquez, o objetivo do programa bilíngue vai muito além de apenas ensinar um novo idioma para as crianças. "Nossa missão é bem mais profunda, estamos ajudando nossos jovens a desenvolverem pensamento crítico e despertar valores neles", diz a especialista. "Trazemos atividades que instigam as crianças e preenchem o tempo delas de modo que elas despertem valores de cidadania e vivências únicas".

Sobre a YOU Bilingual Education

Criada em 2009, a YOU oferece soluções sob medida para o ensino de inglês dentro das escolas. Sua metodologia, desenvolvida especialmente para o ensino de crianças e adolescentes, garante ao aluno a aquisição e fluência na língua inglesa. Tudo isso sem sair da própria escola, assegurando comodidade e segurança a pais e alunos. Em 2013, ela se integrou ao grupo Atmo Educacional, referência no segmento de ensino educacional no Brasil. A instituição já conta com mais de 10 mil alunos bilíngues espalhados pelo país em diferentes estados e mais de 90% de aprovação em exames internacionais.

Website: https://www.youbilingue.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade