PUBLICIDADE

DINO

Suplementos para crescimento do cabelo realmente funcionam?

25 jul 2019 - 11h53
Compartilhar
Exibir comentários

Já virou rotina: nas redes sociais, "influenciadores", celebridades e até mesmo pessoas comuns recomendando vitaminas e produtos de cabelo, que fazem "o cabelo crescer, ficar mais forte e brilhar como a luz de um iPhone".

Foto: Pixabay / DINO

Mas eles realmente funcionam? Ou estamos ouvindo um monte de promessas sem comprovação?

Fomos direto aos especialistas para descobrir, de uma vez por todas, se esses suplementos de cabelo realmente fazem ou não alguma coisa.

As vitaminas do cabelo realmente funcionam para crescer o cabelo mais rápido?

Alguns fabricantes dizem que sim. Apesar dos suplementos e vitaminas serem fiscalizados pela ANVISA, as marcas dizem o que quiserem em suas propagandas.

Um ótimo suplemento para o cabelo renova após alguns meses os fios de dentro para fora, graças a uma mistura "amiga do cabelo" com ingredientes como a biotina, ácido fólico, vitaminas D, A, C, E entre outros.

O cabelo pode ficar mais sedoso, saudável e mais longo, e a produção de oleosidade no couro cabeludo pode aumentar ou diminuir, dependendo do produto que será usado.

Todas essas vitaminas são absolutamente necessárias e benéficas para os cabelos . Porém, "Algumas pessoas já consomem as vitaminas necessárias para o crescimento capilar apenas se alimentando corretamente", diz o médico Dominic Burg, cientista-chefe da Cellmid Limited. Em entrevista ao portal Cosmopolitan. Mas é preciso ressaltar que manter uma dieta diversificada e com alimentos frescos não é uma missão fácil.

Ok, mas tomar suplementos combate a queda e ajuda o crescimento do cabelo?

Quanto mais melhor, certo? Errado. Mesmo que haja o consumo do triplo das vitaminas que o corpo precisa, não há aumento no resultado. "O corpo só usa o que precisa e se livra da sobra", diz o Dr.Burg.

Então, a menos que exista falta de nutrientes, o corpo provavelmente acabará jogando fora o excesso.

"Há muitas mulheres com deficiência de vitaminas e que não percebem isso por causa de dietas, má nutrição ou estresse intenso", diz Burg. E quando há estresse ou a alimentação está desequilibrada, "o organismo vai desligar o crescimento de cabelo primeiro e redirecionar os nutrientes e energia para os órgãos que mais precisam", diz ele, causando assim a deficiência em vitamina.

Algumas pessoas já experimentaram um grande estresse físico ou emocional, que ocasionou na queda repentina de cabelos alguns meses depois.

"É uma reação tardia ao estresse ou dieta que geralmente ocorre três meses depois", diz Burg, observando que durante esse tempo,os fios podem ficar mais finos e também parecer mais ressecados.

Mesmo que isso pareça um filme de terror, é preciso ter tranquilidade e saber que existe solução, especialmente se houver o consumo do suplemento para cabelo que atenda as necessidades.

Como posso acelerar o crescimento do cabelo?

Se existe deficiência de vitaminas e nutrientes:

A única maneira de saber com certeza se o corpo está deficiente é através de exames, que são indicados por um médico. Um problema emocional (estresse no trabalho, uma morte na família, etc) ou dietas para perda de peso aumentam as chances de estar faltando alguns nutrientes no corpo.

Se de fato for necessária a suplementação de vitaminas, muitos benefícios podem ser observados ao tomar um suplemento adequado. Na verdade, "os suplementos também podem impedir a fase de queda dos fios que vem depois de um período de estresse e dieta", diz Burg. Portanto, eles não apenas reabastecerão os baixos níveis de vitaminas que existem agora, mas também ajudarão a evitar que eles diminuam no futuro, além de prevenir quaisquer efeitos colaterais ruins.

Se a pessoa é perfeitamente saudável:

E se não existe deficiência de vitaminas mas a pessoa deseja cabelos mais longos, mais brilhantes e grossos? É possível ter melhorias usando suplemento, porém o resultado não será tão visível.

Uma coisa é certa: com ou sem vitaminas, os resultados não aparecem da noite para o dia. Ou mesmo em um mês. E Por quê? As vitaminas ajudarão o novo cabelo que está sendo cuidado, mas como ele cresce apenas um centímetro por mês, levará algum tempo até que os fios novos e saudáveis cheguem ao resultado esperado.

O suplemento pode ajudar a reativar as glândulas sebáceas depois de poucos meses, o que pode fazer o cabelo parecer mais brilhante e mais hidratado", afirma o cientista inglês.

A biotina realmente ajuda o cabelo a crescer?

Vivian Bucay, professora da Universidade do Texas , diz que uma pessoa precisaria de pelo menos 5 miligramas de biotina para notar a diferença. Aqui vai uma sugestão: a automedicação pode causar sérios problemas.

"Para cabelos, pele e unhas, as pessoas super suplementam com biotina e às vezes isso pode afetar testes como o eletrocardiograma, que verifica o coração", diz a Dermatologista Melissa Levin.

Além de ter cuidado na escolha do suplemento capilar, recomenda-se testar apenas um suplemento de cada vez (dobrar a dose diária pode ser perigoso). Apenas devem ser consumidos produtos aprovados pela ANVISA.

É importante ter cuidado com produtos que fazem promessas exageradas. Atenção com os resultados que os suplementos prometem- nem tudo que se vê ou lê nas redes sociais é real, mesmo que a propaganda pareça maravilhosa.

Website: http://www.capilike.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade