0

Simulação realística na saúde: capacitação para os estudantes e segurança aos pacientes

Faculdades de medicina utilizam de tecnologia para treinar alunos

19 ago 2019
11h27
atualizado às 14h15
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Treinamento e qualificação são as melhores maneiras de garantir o desenvolvimento de habilidades. Na área da saúde, a preparação começa no aprendizado, durante a graduação, por meio de métodos que abordam técnicas de forma prática, possibilitando os estudantes a desenvolverem as competências exigidas em um ambiente hospitalar.

Foto: Arquivo FACERES / DINO

Nas faculdades de medicina esse método passa a ser construído em conjunto com os alunos. Para o desenvolvimento dessa estratégia de ensino são utilizados manequins de alta fidelidade, que reproduzem situações clínicas reais, presentes no dia a dia. Os "bonecos" falam, respiram e têm sinais vitais como pressão arterial, saturação de oxigênio e frequência cardíaca.

A simulação é uma ferramenta de preparação para futuros profissionais na faculdade de medicina FACERES, no interior de São Paulo que possui um dos maiores centros do Brasil para o treinamento de habilidades médicas e simulação realística, com mais de 1850 m². Os estudantes têm aulas práticas em simuladores de alta fidelidade, que reproduzem diferentes cenários de doenças e situações de emergência, a fim de proporcionar ao discente uma situação que se assemelhe à realidade da rotina médica e ao treinamento comportamental.

"Somos hoje no Brasil, a faculdade de medicina com maior inserção curricular de simulação realística. Nossos alunos estudam mais de 200 cenários a partir do 4º, 5º e 6º ano, sendo, por exemplo, no caso de dor torácica 16 simulações diferentes, com o objetivo de explorar as situações mais graves e mais comuns. Foram investidos R$8 milhões para treinamento dos professores, aquisição dos manequins e simuladores e a estruturação do complexo", explica Toufic Anbar Neto, diretor da instituição.

Segundo Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da faculdade, a tecnologia é aliada ao processo de humanização. Na simulação treinamos também as atitudes dos alunos em relação aos pacientes.

A faculdade realiza em outubro mais uma edição do vestibular para o processo seletivo do curso de medicina. As inscrições estão abertas, oferecendo 60 vagas, período integral, para ingresso no 1º semestre letivo de 2020.

A prova, marcada para o dia 06 de outubro de 2019, será aplicada nas cidades de São José do Rio Preto, São Paulo (capital) Florianópolis e Goiânia.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de setembro de 2019, pelo site da faculdade: www.faceres.com.br.



Website: http://www.faceres.com.br

Veja também:

Terremoto causa 'mini-tsunami' e destrói casas na Grécia e na Turquia
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade