PUBLICIDADE

Saiba como a medicina preventiva pode ajudar nos cuidados com a sua saúde

Clínica popular é opção para cuidados médicos preventivos sem pesar no bolso

19 set 2017 - 11h11
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo que a importância dos cuidados preventivos com a saúde esteja mais difundida nos dias de hoje, muita gente ainda não inclui práticas saudáveis à rotina. O sedentarismo, a má alimentação e a procura por médicos apenas em períodos de agravamento de doenças são ainda muito comuns entre os brasileiros.

Foto: DINO

A medicina preventiva, como o próprio nome sugere, estimula os cuidados diários com a saúde por meio da promoção do bem-estar, da qualidade de vida e da realização de exames regulares com propósito de fazer um check up. Adotar hábitos saudáveis é o que garante a prevenção de doenças sérias e, claro, proporciona ainda economia de dinheiro.

Alguns programas do governo destacam-se quando o assunto é medicina preventiva, como programas de controle de pressão arterial, de diabetes, colesterol, campanhas de vacinação, entre outros. Há ainda ações que estimulam a prática de atividades físicas e o acompanhamento da alimentação diária. Porém, apenas isso não tem sido suficiente.

As longas filas de espera por atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) e os elevados valores oferecidos pelas operadoras de planos de saúde são alguns dos fatores que influenciam a maioria das pessoas a não se consultar para medicina preventiva e apenas para a medicina corretiva, ou seja, diagnóstico e tratamento de doenças.

Entenda a medicina preventiva

A medicina preventiva organiza-se em níveis de atuação de maneira estratégica. Todos visam a prevenção de problemas futuros:

-Prevenção primária: é o primeiro contato da medicina preventiva com o paciente. É o momento de evitar a doença;

-Prevenção secundária: este é o momento do diagnóstico, onde a ação imediata impede o avanço da doença;

- Prevenção terciária: são utilizados métodos que diminuem os sintomas da doença;

-Prevenção quaternária: procura evitar o excesso de intervenções desnecessárias.

Outra grande vantagem da medicina preventiva é que ela estimula o paciente a se tornar adepto de alguma atividade física de maneira regular, o que proporciona momentos de alegria e bem-estar. Essa mudança de hábitos terá como consequência vários benefícios para a saúde. A inclusão de hábitos saudáveis e o acompanhamento constante feito por profissionais gabaritados garantem o sucesso do método de prevenção.

Doença x Solução

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo. Aqui no Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem anualmente devido a este tipo de doença. Com a prevenção, muitas das mortes poderiam ser evitadas.

O que fazer, então? Uma das alternativas é procurar por clínicas que oferecem atendimentos médicos - e alguns exames - a preços populares, como a Docctor Med . A clínica conta com infraestrutura e profissionais especializados em diversas áreas: cardiologistas, clínicos gerais, endocrinologistas, dermatologistas, nefrologistas, pediatras, ginecologistas, psiquiatras e diversas outras especialidades. Há ainda fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, fonoaudiólogos e psicólogos.

"Mantemos um preço médio de R$ 80 em nossas consultas e exames, que é um valor bastante acessível se comparado a outras clínicas de saúde", conta Geílson Silveira, CEO da rede de franquia de saúde Docctor Med, que possui 48 centros médicos em 14 estados brasileiros.

Como funciona uma clínica popular?

Ao contrário do que muita gente pensa, dá, sim, para ter acesso a ótimos especialistas com valores que cabem no bolso. Pelo próprio site é possível solicitar orçamento e conferir as especialidades disponíveis. O portal permite ainda o agendamento online para as consultas e possui um descritivo sobre as atribuições de cada profissional. A Docctor Med, por exemplo, conta com mais de 35 especialidades médicas e profissionais especializados na área da saúde.

Mutirões de saúde

Muitas vezes, a prefeitura ou o governo estadual ou federal também organizam mutirões de saúde visando a prevenção de doenças e outros problemas. Basta ficar ligado nas campanhas públicas e comparecer para ser atendido. Sua saúde agradece.

A Docctor Med organiza ainda mutirões de saúde visando a prevenção de doenças na população, com atendimento gratuito. No dia, a pressão arterial é aferida, ocorre a medição da taxa de glicose, cálculo de IMC, além de consultas e dicas sobre saúde.

Website: http://www.docctormed.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade