PUBLICIDADE

DINO

Reforma de escola do século 19 é concluída em São Paulo

18 jan 2019 - 16h39
(atualizado às 19h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Assim que o ano letivo de 2019 começar, os cerca de 2 mil alunos da Escola Estadual Caetano de Campos, localizada no bairro da Consolação, região central de São Paulo, estarão "de volta" ao século 19, quando o colégio foi fundado.

Foto: DINO / DINO

Iniciada em outubro de 2017 e com previsão de conclusão para janeiro de 2019, a restauração da Escola Estadual teve como objetivo resgatar todo o aspecto arquitetônico e de cores da construção original, projetada pelo arquiteto alemão Augusto Fried. Para isso, foi realizada uma série de estudos e pesquisas das características do edifício, inspirado no período do Ecletismo.

A Construtora Tecnibras, responsável pela execução das obras, contou com prazo de 210 dias para construção de novos ambientes e 300 dias para adequação e restauro. O orçamento é de aproximadamente R$ 4 milhões. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Marcos Iniesta, a equipe técnica da construtora retirou as camadas de tinta, sobrepostas ao longo dos anos, para repintar o edifício com as cores originais.

"É um trabalho complexo, pois envolve a remoção de camadas de tinta e é preciso evitar danos à parte estrutural. Envolve, também, estudos sobre as composições da construção original, danificada com o tempo, para que a obra possa valorizar as características históricas do empreendimento. É preciso, ainda, checar todos os detalhes para que nada seja perdido", detalha Iniesta.

Também foi realizado um trabalho especial para recuperar a fachada —construída para com base em referências das edificações de elite do final do século 20—, bem como restaurar os ornamentos que compõem a fachada.

Adequações aos tempos atuais também estão presentes nesse novo momento da Escola Estadual Caetano de Campos. A Tecnibras realizou um trabalho que melhorou a acessibilidade tanto no prédio principal quanto no teatro anexo. "Rampas e elevadores foram instalados, além de adaptações para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência", conta Marcos Iniesta. No teatro, também foram reformados o forro, as cadeiras, o palco e o camarim.

A obra também contempla a restauração dos pisos externos danificados, da quadra de esportes externa, da quadra interna, do piso da calçada externa e da estrutura do pátio externo coberto, além da reforma da rede de incêndio.

A Escola Estadual Caetano de Campos atende 273 alunos no Ensino Fundamental, 1.073 alunos no Ensino Médio e 401 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade