PUBLICIDADE

DINO

Rede de Franquias marca uma revolução na Fisioterapia

25 jul 2019 - 13h41
Compartilhar
Exibir comentários

Uma iniciativa do fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro em 2003, ao desenvolver um programa de tratamento conservador (RMA da Coluna Vertebral) direcionado para as lesões da coluna vertebral, deu início à jornada que, mais tarde, levaria à constituição de grandes franquias de Fisioterapia no país. 

Foto: ITC Vertebral / DINO

O programa de fortalecimento da musculatura responsável pela sustentação e estabilização da coluna, através de diversas técnicas da Fisioterapia, baseadas na literatura científica e associadas à tecnologia, foi aplicado em clínicas próprias até 2006, quando surgiu a necessidade de disponibilizá-lo aos pacientes de todo o Brasil através do sistema de Franchising. Para isso, criou-se um modelo de negócio, o ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral). A empresa possui hoje 8 unidades próprias e 85 unidades franqueadas em todo o país.

A partir dessa experiência, Dr. Helder Montenegro também identificou a necessidade de uma solução para o pós-tratamento dos seus pacientes. Nasceu, então, em 2012, o Instituto Pilates, Rede de Estúdios de Pilates desenvolvida ao longo de dois anos de estudos em conjunto com a Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABRColuna) e o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral). O objetivo principal da metodologia desenvolvida nessa segunda Rede é fortalecer a musculatura de sustentação da coluna, de modo a prevenir possíveis episódios de dores, destacando-se tanto na área da prevenção como no pós-tratamento (evitando as recidivas no caso de pacientes que já sofriam com dores e foram submetidos a algum tratamento para coluna). A empresa possui hoje 4 unidades próprias e 24 unidades franqueadas em todo o país.

Em 2014, em parceria com o fisioterapeuta Thiago Fukuda, iniciaram-se estudos para um spin-off do ITC Vertebral (mesmo modelo de negócio, mas aplicado para as articulações do Joelho e Quadril). Fundamentado em um protocolo de reabilitação das lesões de membros inferiores, desenvolvido ao longo de dez anos de pesquisas, nasce, em 2015, o Instituto Trata - Joelho e Quadril com a proposta de entregar aos pacientes excelência técnica, tecnologia e atendimento personalizado, tudo isso através de um tratamento não invasivo. A empresa possui hoje 2 unidades próprias e 63 unidades franqueadas em todo o país.  

Mais recentemente, em 2018, nasceu, em parceria com os fisioterapeutas Thiago Fukuda e Amir Curcio, a FisioPop, Rede de clínicas de Fisioterapia popular, voltada à população com menor poder aquisitivo, mas que precisa de atendimento com qualidade e efetividade. A FisioPop opera com tratamento direcionado a todas as articulações e lesões musculares, a saber: coluna, ombros, mãos, quadril, joelho e pé. Com um protocolo técnico específico, desenvolvido para esse público alvo, o fisioterapeuta da FisioPop atende dois pacientes de forma simultânea, permitindo, assim, a manutenção da qualidade do atendimento e, ao mesmo tempo, a possibilidade de faturamento, frente à redução do ticket médio proposto pela Rede. Apesar de ser um novo modelo de negócio na área da Fisioterapia, a FisioPop revela grande potencial, uma vez que possui a maior possibilidade de ganho de escala entre as unidades de negócios do grupo. A empresa possui hoje 15 unidades franqueadas e mais de 40 unidades em processo de implantação. 

O Grupo 

O conjunto formado pelas unidades de negócio descritas constitui o atual Grupo Velas - Holding de Franquias. São empresas que atuam, portanto, no Sistema de Franchising, sempre na área de Fisioterapia. As operações são integradas e servem a todas as Redes, sejam clínicas próprias ou franqueadas. 

A atuação do Grupo é dividida em dois papéis: desenvolver os negócios próprios e servir aos clientes, através de cessão de marca, do desenvolvimento de tecnologias, do desenvolvimento de soluções práticas e a transferência de Know-how. Os clientes são mandatoriamente fisioterapeutas graduados e com experiência prática e teórica, aptos a aplicarem as metodologias propostas.

Cada franquia recebe o máximo de suporte da respectiva franqueadora. Seja no campo clínico, administrativo ou financeiro. Um conjunto de estratégias foi desenvolvido para oferecer um acompanhamento permanente aos franqueados: orientações sobre como formar e gerir uma equipe, noções e aplicação do marketing, controle financeiro (investimentos e lucros), administração clínica e demais necessidades identificadas. 

Inovações

Em 2018, identificou-se a necessidade de investir em uma atualização do Sistema Fisio, ERP exclusivo utilizado pelas unidades franqueadas e próprias. Montou-se um time e um projeto que transformou esse sistema em uma solução para clínicas e pacientes: o Scal.

De um lado, as clínicas passaram a ter um sistema mais robusto, de simples operação e com várias leituras acerca da performance do negócio. Do outro, o paciente dispõe de uma aplicação para busca de profissionais, agendamentos e acompanhamento dos seus atendimentos. A solução desenvolvida mostrou potencial para ser lançada aos demais profissionais do mercado, o que denota ao Scal características de nova unidade de negócio. 

Mais recentemente, o Scal também foi atrelado à Inteligência artificial com a proposta de qualificar os atendimentos pela condução à tomada de decisões clínicas mais assertivas. Além disso, em parceria com o Parque Tecnológico da UNIFOR (Universidade de Fortaleza), o Grupo Velas está desenvolvendo um robô para extrair e compilar dados científicos universais sobre lesões da coluna vertebral. A proposta é de sempre atribuir mais qualidade aos atendimentos fisioterapêuticos.

O Grupo alcançou, neste ano, a quarta premiação consecutiva "Melhores Franquias do Brasil", promovida pela Serasa Experian e Revista "Pequenas Empresas Grandes Negócios", e segue entregando mais ideias, soluções, ferramentas, processos e tudo que possa ajudar os fisioterapeutas a desenvolverem seus negócios e suas carreiras.

Website: http://www.heldermontenegro.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade