PUBLICIDADE

DINO

Por que toda empresa precisa de Contabilidade?

6 abr 2020 - 16h31
Compartilhar
Exibir comentários

Toda empresa precisa de contabilidade, essa é uma ciência humana que estuda métodos de cálculos e registros de movimentação financeira de uma empresa. Com isso, as informações podem ser avaliadas e interpretadas de uma forma correta para que os gestores possam tomar decisões assertivas.

Foto: DINO / DINO

De modo geral, a contabilidade gera informações sobre as empresas em todas as suas áreas, desde pessoal, fiscal, financeira e também com relação a sua legalização.

Por uma série de razões, é fundamental ter esse profissional atuante no negócio!

Uma empresa precisa de contabilidade para ter sucesso

Antes de mais nada, é necessário enfatizar que o MEI é o único enquadramento de negócio que não exige contabilidade, no restante dos modelos empresariais é obrigatório contar com a assessoria contábil.

O contador é um profissional habilitado para regulamentar uma empresa, ele é responsável pela abertura do negócio, enquadramento tributário, confecção de relatórios como:  DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), Livro Diário, Livro Razão e Balanço Patrimonial.

Todos esses controles são extremamente necessários para a gestão do negócio, além disso, servem para prestar contas para o fisco a respeito das atividades da empresa.

Não se trata apenas de burocracias, a contabilidade trabalha com dados e com isso, consegue formalizar um panorama do negócio apenas com relatórios rápidos e precisos.

Cumprimento de obrigações acessórias

O mundo dos negócios é feito de direitos e deveres, por isso que a empresa precisa de contabilidade para conseguir deixar tudo funcionando corretamente e dentro da legislação.

Portanto, a partir do momento em que você possui um CNPJ, essa empresa vai precisar cumprir algumas regras essenciais diante do fisco. Como por exemplo:

  • Emissão de Notas Fiscais
  • Geração de guias para pagamento dos impostos, isso é feito após a apuração das Notas Fiscais de vendas ou prestação de serviços;
  • Emissão de folha de pagamento e cumprimento de deveres trabalhistas (caso houver funcionários);
  • Demonstrativos contábeis;
  • Escrituração de livros;
  • Declaração de imposto de renda PJ;

Tudo isso deve ser feito pela assessoria contábil responsável pelos cuidados da empresa. 

Um ponto importante é que muitas pessoas acreditam que empresas sem faturamento não devem prestar contas, mas isso é um ledo engano. A partir do momento que um negócio tem CNPJ ativo ou inativo, é extremamente necessário ter um contador para tomar as providências exigidas pela lei.

Evitar penalidades para a empresa

Quando uma empresa não cumpre com todas as regras previstas na legislação, bem como suas obrigações acessórias, ela será multada e penalizada.

Imagine que a cada dia de atraso ocorrem multas e juros elevados que muitas vezes, inviabilizam o seu pagamento. Por conta disso, a empresa precisa de contabilidade, essa é a solução para que a entrega de documentos e demais obrigações sejam realizadas no tempo certo.

Atualmente, tudo é feito digitalmente, contudo, é importante lembrar que todas as informações são checadas pela Receita Federal. Eles utilizam recursos tecnológicos para cruzar dados e detectar irregularidades, como por exemplo: A sonegação de impostos.

É fundamental que os gestores se preocupem bastante com essa parte burocrática, pois o descaso pode resultar em dívidas altíssimas que em muitos casos chegam a culminar no fechamento do negócio.

Por fim, o contador pode ser um grande consultor de uma empresa, através do interesse em buscar soluções para administrar o seu negócio evitando a sua mortalidade com ideias inteligentes e práticas.

A empresa precisa de contabilidade, por isso, não encare isso como um mal necessário, mas sim, como uma grande oportunidade de ter uma assessoria especializada jogando no mesmo lado que o seu e auxiliando na gestão do negócio.

Website: https://www.senhorcontabil.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade