PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

DINO

Pesquisadores brasileiros desenvolvem ferramenta de análise comportamental por foto

21 jun 2019 - 10h53
(atualizado às 12h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Profissionais do desenvolvimento humano agora contam com um recurso inovador: análise comportamental por foto. A inovação vem revolucionando a forma como coaches, psicólogos e terapeutas iniciam e conduzem seus atendimentos.

Foto: Shutterstock / DINO

Um dos grandes desafios que esses profissionais enfrentam é encontrar o padrão comportamental dos seus clientes e pacientes, e para superar esse desafio esses profissionais recorriam a testes de perfis comportamentais, sendo que os mais comuns e utilizados até então são o DISC, SOAR e MBTI, todos lançados nos EUA e importados para o Brasil.

Em meados de 2018, o mercado de desenvolvimento humano foi surpreendido por um método criado por um trio de pesquisadores brasileiros que lançaram um teste de análise comportamental por fotos, que pode ser realizado sem que o cliente não precise responder nenhum tipo de questionário.

O poder da análise corporal e comportamental apresentada por O Corpo Explica já atingiu uma marca superior a dois mil analistas com apenas um ano de lançamento.

A inovação brasileira tem surpreendido profissionais experientes como a psicóloga Suzi Souza: "O Corpo Explica me deu algo que a faculdade de psicologia não deu. Eu achava que só seria uma boa psicóloga se desse conta de saber o que estava acontecendo com as pessoas e hoje eu consigo fazer isso olhando para o formato do corpo delas, isso é extremamente gratificante. Eu posso dizer que hoje eu me sinto mais psicóloga do que nunca."

A proposta do trio é trazer conhecimento científico de alto poder de transformação para clínicas, consultórios e até mesmo rodas de amigos e mesas de jantar. Eles acreditam que ao simplificarem a mensagem e utilizarem uma comunicação atual com linguagem acessível para pessoas comuns, que vivem os problemas cotidianos em casa e no trabalho, irão ajudá-las a entenderem como suas próprias mentes funcionam e encontrarem caminhos para resolverem seus problemas sentimentais, financeiros e profissionais.

O trio é composto por um especialista em comunicação, Elton Euler, um fisioterapeuta especialista em sistêmica, Guilherme Geest, e uma doutora em psicologia pela USP, Vanessa Cesnik. Como eles mesmo definem é um trio composto por um especialista na mente, um no corpo e outro na comunicação.

Além de estarem levantando a bandeira da "ciência ao alcance de todos", eles se propõem a trazer respostas e explicações para os principais problemas da humanidade.

Segundo eles, O Corpo Explica tudo e propõe cura para os principais desafios das pessoas, alguns deles que até a medicina tem encontrado dificuldade em resolver, como a depressão.

Parece loucura? Para alguns sim, mas para muitos não. O conteúdo de O Corpo Explica tem chamado a atenção de muita gente.

A principal referência da base científica de O Corpo Explica é Wilhelm Reich, um médico, psicanalista e cientista natural austríaco contemporâneo a Freud, que na década de 30, no auge das descobertas científicas relacionadas ao universo da mente, iniciou os estudos da análise dos caracteres.

Naquela época, Freud, que também era médico, chamava a atenção da medicina para a existência de uma mente, de um mundo mental e emocional dentro do corpo físico que a medicina se desafiava a entender e tratar separadamente.

Reich foi um pouco mais além. Ele percebeu que a mente não era uma parte dentro do corpo, ela era o próprio corpo. Como o trio explica, para Reich o corpo é a parte visível da mente e ele percebeu isso quando sistematizou o desenvolvimento paralelo da mente e do corpo em cinco etapas, que acontece durante o processo de mielinização da coluna vertebral enquanto o sistema nervoso se forma dando para a mente cinco traços de caracteres que dão para o corpo um formato físico equivalente.

O que o trio de O Corpo Explica fez foi trazer uma explicação mais acessível para esse processo de formação e para o funcionamento mental e físico para cada um dos cinco traços de caracteres que foram batizados por Reich com os nomes de esquizoide, oral, psicopata, masoquista e rígido.

A inovação por trás de O Corpo Explica não foi simplesmente transformar os conhecimentos de Wilhelm Reich em linguagem acessível. Eles desenvolveram técnicas e ferramentas capazes de medirem a presença e a intensidade de cada um dos traços na mente de uma pessoa analisando o corpo delas em seis partes isoladas: cabeça, olhos, boca, tronco, quadril e pernas.

Essa análise é feita através de uma ferramenta desenvolvida e registrada com o nome de Mapa dos Caracteres, e com ela é possível saber quantos % de cada traço de caráter a mente de uma pessoa tem.

O mais impressionante é que isso é feito sem que a pessoa analisada precise responder nenhum questionário. A análise é feita a partir do formato físico e visível de cada uma dessas seis partes do corpo.

Isso é o que torna inovadora a análise feita com a ferramenta de O Corpo Explica, até porque nem o próprio Reich criou uma ferramenta para esse tipo de análise.

Agora, o que torna poderosa essa ferramenta brasileira de análise de perfil comportamental não é o fato de a pessoa analisada não precisar responder perguntas, preencher questionários ou qualquer tipo de teste. O que torna essa ferramenta poderosa é o nível de clareza nas informações que a pessoa analisada recebe.

Os principais testes utilizados hoje identificam um padrão comportamental seguindo um algoritmo que irá tipificar a pessoa com os arquétipos padrões definidos pelo teste, porém esses testes não conseguem explicar com clareza para a pessoa avaliada o motivo pelo qual ele tem aquele padrão.

Com a devolutiva da análise corporal e comportamental de O Corpo Explica, a pessoa analisada descobre que a mente dela funciona daquela forma por conta de como ela viveu as cinco fases de formação do seu sistema nervoso que inclui: gestação, amamentação, primeiras interações com o mundo, desfralde e o surgimento da sexualidade.

Ou seja, a gestação de uma criança interfere no formato da mente e do corpo dela assim como a forma como ela sai das fraldas.

Segundo os fundadores de O Corpo Explica, o que tem revolucionado os atendimentos de coaches e psicólogos que utilizam essa técnica é o nível de clareza que os clientes desenvolvem sobre si e sobre os outros.

Website: https://ocorpoexplica.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade