PUBLICIDADE

DINO

O que é CIPA e como funciona em uma empresa

Entenda melhor como é constituída a comissão que atua diretamente na promoção da saúde do trabalhador.

6 jul 2017 - 09h46
Compartilhar
Exibir comentários

Oferecer segurança à vida e saúde do trabalhador é um dever que toda empresa responsável deve ter. Assim como toda boa conduta, existem normas regulamentadoras que devem ser seguidas para proporcionar auxílio ao funcionário, atuando diretamente na promoção da saúde e bem-estar de cada um. Visando prevenir acidentes relacionados ao trabalho dentro do estabelecimento, cada empresa deve formar sua própria comissão interna de prevenção de acidentes, mais conhecida como CIPA.

Foto: DINO

Prevista no artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho, a CIPA é constituída por membros eleitos pelos próprios funcionários da empresa, através de eleições com participação de mais de 50% do quadro de funcionários, tendo como principal objetivo prevenir possíveis problemas que possam afetar a saúde do trabalhador. Para que sua função seja realizada e os funcionários eleitos começarem a exercer sua função dentro da comissão, os membros devem passar por treinamentos especializados seguindo o conteúdo programático imposto pela norma regulamentadora número 5 em um prazo de, no máximo, 30 dias a partir da posse do cargo.

Antes do responsável pela equipe ser empossado de seu mais novo cargo, a empresa terá a responsabilidade de adquirir o kit Cipa (conjunto de materiais de resgate e itens de primeiro socorros) para equipar os andares/pontos estratégicos da empresa, dispondo-os a eventuais necessidades, a fim de prover com mais facilidade qualquer tipo de auxilio que um funcionário necessite.

Com o treinamento finalizado e o kit Cipa adquirido pela empresa, os membros da comissão receberão a posse de seus devidos cargos, podendo ter a estabilidade dentro da empresa de um ano, garantindo assim a permanência no emprego desde a inscrição nas eleições até o final do mandato.

Para trazer melhor qualidade de pronto atendimento aos funcionários, empresas como a Medaxo oferecem o kit Cipa completo com prancha, capa, talas e ataduras, luvas, óculos, máscaras e outros itens essenciais que ajudarão a prevenir situações que tragam malefícios a saúde do trabalhador.

Qualquer empresa que necessite dos equipamentos de saúde presentes dentro dos kits, é importante ter em mente a quantidade de funcionários que trabalham dentro do estabelecimento, para que a empresa esteja equipada com a quantidade correta de kit Cipa prevista dentro da normal regulamentadora.

Sobre a Medaxo

Distribuidora de equipamentos médico-hospitalares conceituada no mercado de saúde, a Medaxo oferece inovação e qualidade em seus produtos. Atendendo todo o mercado nacional, a empresa provê agilidade e compromisso em suas entregas, deixando claro que a ética e profissionalismo com o consumidor deve sempre vir em primeiro lugar.

Com uma linha de mais de 2 mil itens disponíveis para os diversos segmentos do mercado, a Medaxo distribui aparelhos e equipamentos médicos, móveis hospitalares, kits para resgate e salvamento e muito mais para hospitais, faculdades de médico de e cursos da saúde no geral, empresas, profissionais de saúde, técnicos em segurança, equipes de resgate e consumidores gerais.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade