4 eventos ao vivo

Modelo de gestão pública eficiente é destaque nacional e vira tema de livro

No livro, o autor Paulo Hartung defende a tese que austeridade fiscal não impede investimentos públicos em áreas prioritárias.

4 jan 2019
11h40
  • separator
  • 0
  • comentários

O Estado do Espírito Santo se destaca no país pelo seu modelo de gestão e inovação no setor público. Isso se mostra nos números obtidos pelo com o melhor índice de ensino médio do país, certificado pelo Ministério da Educação e coloca os capixabas com a nota mais alta. Também é notado pelos números da Secretaria de Tesouro Nacional em 2018, onde o Estado foi avaliado com a nota máxima nas categorias endividamento, poupança corrente e liquidez.

Foto: Foto: Leonardo Duarte/Secom / DINO


 


Além de outros índices históricos, esses resultados foram obtidos sob a visão e liderança do economista Paulo Hartung (sem-partido) e em seu terceiro mandato como governador do Espírito Santo. 


 


Motivado a dividir essa experiência com todo o resto do país, ele acaba de lançar virtualmente, o livro Espírito Santo - Como o governo capixaba enfrentou a crise, reconquistou o equilíbrio fiscal e inovou em políticas sociais. 


 


A obra, disponível desde o dia 11 de dezembro, já é a mais vendida na plataforma da Amazon na categoria Finanças Públicas. "Acho que o livro é útil para quem está começando uma administração agora e é útil para a sociedade, que continua lutando para que o imposto que ela paga retorne, e ela perceba a melhoria da vida nas cidades, estados e do País como um todo", afirmou em entrevista ao Estado.


 


Hartung foi o único governador que rejeitou a proposta de renegociação de dívidas dos Estados com a União em 2016. "Não pode ficar esperando que a solução vai cair do céu, ou seja, de Brasília. O governo central também tem seus problemas. Isso vai queimando o capital político, ao mesmo tempo em que não se faz o que é necessário", afirmou. 


 


 "O livro traz uma experiência de que é possível melhorar o serviço público. Também é possível cuidar das contas com responsabilidade e simultaneamente focar naquilo que é prioritário na vida da população e produzir resultados", defende Hartung.


 


No livro, Hartung defende a tese que austeridade fiscal não impede investimentos públicos em áreas prioritárias.


 


Mais do que uma coletânea de textos, relatos diários ou contos de causos, o livro de Hartung detalha o trabalho desempenhado no comando do Estado do Espírito Santo e conta com artigos de Ana Paula Vescovi, Ricardo Manoel dos Santos Henriques & Haroldo Corrêa Rocha, Eugênio Vilaça & Ricardo de Oliveira, Ricardo Paes de Barros & Lycia Lima.


 


A obra apresenta de forma objetiva os valores, as metodologias e a visão de liderança de Paulo Hartung, que foi eleito nas oito eleições para as quais se candidatou, sendo que, em quatro delas (uma para a Prefeitura de Vitória e outras três para o Governo do Estado), venceu no primeiro turno.


 


"Cuidando dos desafios do presente com método e muito trabalho, mas movidos pela inspiração por construir um amanhã diferente, enfrentamos o auge da crise, reconquistamos o equilíbrio fiscal e inovamos em políticas públicas", assina Paulo Hartung no prefácio do livro.


 


O governador Paulo Hartung também é autor de outros livros como o "Recortes" (publicado em 2012), "O Espírito Santo no Debate Nacional" (2000) e "Os Caminhos de Vitória" (1997).


 


A obra "Espírito Santo - Como o governo capixaba enfrentou a crise, reconquistou o equilíbrio fiscal e inovou em políticas sociais" está disponível em formato digital e impresso pelo site  http://www.paulohartung.digital" target="_blank" rel="follow"> www.paulohartung.digital.



Website: https://www.paulohartung.digital

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade