0

Matrículas em cursos EAD aumentaram em 70%, segundo pesquisa

Pesquisa indica tendência de crescimento de cursos on-line pós-pandemia

9 nov 2020
10h21
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Uma pesquisa recente feita pela Catho Educação constatou um aumento de 70% nas matrículas em cursos de educação a distância, no período entre março e abril deste ano. Além disso, o interesse por cursos remotos se elevou em 45%. Parte desse aumento se deu por conta da necessidade de estudar e buscar especializar-se, especialmente em tempos de crise, além dos impactos do isolamento social.

Foto: DINO / DINO

Tendência da modalidade a distância

De acordo com a pesquisa, o estudo a distância se tornou uma verdadeira tendência. Um dos motivos relacionados a este efeito é justamente a sua flexibilidade. O isolamento social impactou expressivamente a dinâmica dos estudos presenciais, e a busca por alternativas online se fez necessária. Mas vale salientar que embora a pandemia tenha papel fundamental neste boom por matrículas em EAD, esta modalidade de ensino já vinha ganhando corpo há mais tempo.

Dados trazidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), relatam que o Brasil é responsável por ofertar mais vagas em cursos a distância do que em presenciais. A pesquisa aponta que o país conta com 7,1 milhões de vagas EAD contra 6,3 milhões em cursos presenciais. O que apenas reforça a ascendência da modalidade EAD.

Dentre os cursos procurados, sejam de Ensino Superior ou cursos livres, a busca por cursos online de inglês também apresenta grande crescimento. Os movimentos iniciais das escolas de inglês se concentraram em encontrar alternativas para sanar a necessidade de transmitir conhecimento aos seus alunos, respeitando o distanciamento social. Assim, a viabilização passou a acontecer no âmbito online.

Durante todo o período de 2020 o aumento de matrículas em cursos online de inglês também é evidente, embora ainda existam dúvidas sobre a modalidade. Porém, pouco a pouco a busca por esta modalidade de ensino se eleva graças à sua flexibilidade de horário; custo-benefício; modernidade e facilidade de acesso. O ensino se torna mais democrático e acessível, neste sentido.

Uma nova era com quebra de paradigmas

Para Fernanda Paulo, CEO do portal Nada Frágil, "sem dúvidas, vivemos uma nova era. E os cursos de inglês online estão aí quase como um pré-requisito para o mercado de trabalho". Sendo assim, a equipe especializada do NF buscou testar diversos cursos de inglês online, a fim de auxiliar milhares de estudantes em sua tomada de decisão. 

Segundo a CEO, pensar no futuro que virá depois da pandemia e muito importante: "É evidente que vivemos um momento delicado. Mas, de qualquer forma, o tempo passa. E para ajudar as pessoas a construírem uma carreira sólida e fortalecida, testamos cursos de inglês que possam verdadeiramente agregar no dia a dia dos estudantes. Sabemos que a situação pode estar propícia ao estresse e à ansiedade, mas devemos aproveitar as oportunidades que surgem nas entrelinhas. Com a ascensão do ensino a distância, é a brecha para deixarmos paradigmas de lado e investirmos em conhecimento no conforto de nossa casa, e de quebra, respeitando o distanciamento social", complementa Fernanda. 



Website: https://nadafragil.com.br

Veja também:

PM detém rapaz após acidente de trânsito no Bairro Santo Onofre
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade