PUBLICIDADE

DINO

Maiores Laboratórios de Supercomputação do Brasil disponibilizam gratuitamente recursos computacionais para o combate ao Conoravírus

1 abr 2020 - 18h44
(atualizado em 6/4/2020 às 18h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Maiores Laboratórios de Supercomputação do Brasil disponibilizam gratuitamente recursos computacionais para o combate ao Conoravírus

Foto: coppe.ufrj.br / DINO

COPPE/UFRJ e LNCC somam forças ao SCALAC e colocam à disposição de pesquisadores e cientistas seus supercomputadores para a busca de soluções contra a pandemia

São Paulo, 27 de março de 2020. O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações, uniram-se ao SCALAC, sistema de computação avançada para a América Latina e Caribe, no qual colaboram instituições acadêmicas e redes nacionais de pesquisa e educação da região, para disponibilizar de forma gratuíta o processamento de pesquisas relacionadas ao controle, prevenção ou erradicação do COVID-19 (Coronavírus).

O supercomputador da COPPE-UFRJ conhecido como "Lobo Carneiro", em homenagem ao emérito professor doutor da UFRJ falecido em 2001, juntamente com o "Santos Dumont", da LNCC , estão oferecendo uma capacidade de 1,4 Petaflops para essas pesquisas.

Considerado o mais potente supercomputador instalado em uma Universidade Federal do país, o "Lobo Carneiro" possui 6.072 núcleos computacionais distribuídos em 253 nós de processamento, além de aceleradores GPGPU Intel Xeon. Possui 720 terabytes de armazenamento paralelo com velocidades de 17 Gb/S e 16 terabytes de memória RAM. Com capacidade de 226 teraflops, pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo.

"Isso significa que hipóses podem ser testadas via modelos computacionais com muito mais agilidade e precisão. Para exemplificar, uma simulação que levaria uma semana para ser realizada em um desktop padrão, no supercomputador da COPPE/UFRJ fica pronta em aproximadamente 30 minutos. Em momentos como o atual, de corrida contra o tempo, esta agilidade faz muita diferença.", comenta Álvaro Coutinho, coordenador do Nucleo Avancado de Computacao de Alto Desempenho da COPPE/UFRJ, onde está instalado o equipamento.

Outra funcionalidade do sistema, bastante desejável em termos de Coronavírus, é que ele pode ser operado de forma remota. Denis dos Anjos, diretor da Versatus HPC, empresa responsável pela instalação deste sistema em conjunto com pesquisadores e técnicos da COPPE, detalha: "O sistema de engenharia, concebido exclusivamente para o Lobo Carneiro, permite prescindir do acompanhamento presencial 24 horas por dia, como ocorre nos demais computadores de alto desempenho em atividade no Brasil. Também possibilita a monitoração mais eficiente dos dispositivos de segurança, da temperatura, da umidade, e a redução da atividade e do consumo de energia."

"Já são processadas no computador pesquisas voltadas para o desenvolvimento de biofármacos e vacinas no combate ao vírus Zika. Com esta iniciativa, esperamos apoiar os pesquisadores neste momento mundial tão crítico e, quem sabe, contribuir de alguma forma para a cura, tratamento ou prevenção do COVID-19.", declara Coutinho.

Os pesquisadores e cientistas tiverem interesse podem enviar seus projetos via os formulários e links da página https://bit.ly/3ajDEmh 

Comissões avaliadoras estão trabalhando rapidamente para analisá-los de modo que as propostas possam ser aceitas de modo rápido e remoto.

Para mais informações sobre o modo de operação remoto acesse: https://sol.sbc.org.br/livros/index.php/sbc/catalog/view/25/90/186-1

Sobre a Versatus HPC: 

A Versatus é uma empresa brasileira 100% focada em fornecer as melhores soluções de Computação de Alto Desempenho para clientes acadêmicos e corporativos.

Há mais de 10 anos permite que pesquisadores e instituições se dediquem exclusivamente aos seus objetivos científicos e de P&D ao fornecer soluções completas, fáceis de usar e customizadas para suas necessidades.

Além de fornecer o que há de melhor em termos de hardware, software, infraestrutura física para data center, arquitetura de sistemas, implementação, "help desk" e mais uma ampla gama de serviços sob demanda, a Versatus HPC pode também realizar o gerenciamento completo de ambientes computacionais de alto desempenho (HPC), atendendo todas necessidades tecnológicas dos clientes. 

http://www.versatushpc.com.br/

Sobre a Coppe

A COPPE - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - é o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina. Fundada em 1963, pelo engenheiro Alberto Luiz Coimbra, ajudou a criar a pós-graduação no Brasil e, ao longo de cinco décadas, formou mais de 13 mil mestres e doutores nos seus 12 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Em 2013, a Coppe criou seu 13º programa: Engenharia de Nanotecnologia.

É a instituição brasileira de engenharia com o maior número de notas máximas concedidas pela Capes a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo. Metade de seus 12 cursos de pós-graduação incluídos na última avaliação da Capes conquistou o conceito 7 e quatro receberam conceito 6, os mais altos do sistema. Forma anualmente mais de 500 mestres e doutores. Seus alunos são preparados para lidar com temas de fronteira do conhecimento sem perder o contato com a realidade e as demandas da sociedade.

https://coppe.ufrj.br/

Sobre o LNCC

O Laboratório Nacional de Computação Científica é uma instituição brasileira de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações, especializada em computação científica localizada em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.

Tem como missão realizar pesquisa, desenvolvimento e formação de recursos humanos em Computação Científica, em especial na construção e aplicação de modelos e métodos matemáticos e computacionais na solução de problemas científicos e tecnológicos, bem como disponibilizar ambiente computacional para processamento de alto desempenho, tendo como finalidades o avanço do conhecimento e o atendimento às demandas da sociedade e do Estado brasileiro.

Conta com o Supercomputador Santos Dumont, maior plataforma computacional da América Latina disponível para pesquisas em Ciência e Tecnologia.

https://lncc.br/

 

Website: https://bit.ly/3ajDEmh

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade