PUBLICIDADE

DINO

Humberto Siqueira Nogueira mostra os benefícios do paraquedismo

13 fev 2019 - 13h57
Compartilhar
Exibir comentários

O campeão brasileiro na modalidade Free Fly e recordista sul-americano na modalidade Head Down, Humberto Siqueira Nogueira, que salta profissionalmente há cinco anos, fala sobre os principais benefícios que o paraquedismo tem trazido para a sua vida.

Foto: Humberto Siqueira Nogueira / DINO

Os esportes radicais, de uma forma geral, trazem muitos benefícios para a saúde de quem pratica. O principal deles é que eles tiram o praticante da sua zona de conforto, algo que pode trazer benefícios tanto para a vida pessoal, como para a vida profissional do atleta.

O paraquedismo trabalha com o controle das emoções de quem está saltando, algo que pode ser útil tanto na vida pessoal quanto na profissional. Outro benefício é o contato com a natureza, o que pode ser bastante recompensador

"O paraquedismo me permitiu conhecer uma série de lugares que se não fosse pelo esporte, talvez não teria a oportunidade de visitar. Entre os principais locais estão a Praia do Espelho, na Bahia, Vale do Araguaia, entre Goiás e Mato Grosso, e São Petersburgo, na Rússia", conta o atleta.

Ainda, na prática do paraquedismo, o atleta precisa ser ágil na tomada de decisões. Antes de qualquer coisa, ele precisa estar muito bem preparado para ter segurança ao executar os movimentos, realizados em uma altura de 4 mil metros, a 300km/h. "Ao tomar as decisões de forma sucessiva, o atleta vê a sua confiança aumentando progressivamente", afirma Humberto.

Paraquedismo proporciona contato com a natureza

Na prática do esporte, o atleta acaba conhecendo outras pessoas que possuem interesses em comum, como o gosto pelo esporte radical e a vontade de estar próximo da natureza. No caso dos atletas mais velhos, existe a possibilidade de passar o conhecimento para quem está iniciando, o que cria um senso de comunidade e de família entre as equipes.

Ainda, os esportes radicais, de forma geral, estimulam o atleta a utilizar todos os seus grupos musculares, diferente de outros esportes mais tradicionais como corrida, futebol ou vôlei. É sempre recomendado que o atleta ou paraquedista iniciante seja instruído por algum profissional. "Muitas vezes, as pessoas não conhecem os seus limites e podem acabar sofrendo uma lesão grave", afirma.

Paraquedismo proporciona aumento da capacidade cardiovascular

Em um salto de paraquedas, não importa qual a modalidade, o atleta chega a uma velocidade de até 300 km/h. Um salto pode chegar a durar seis minutos. Toda essa movimentação demanda um maior esforço do funcionamento do coração e, com o tempo, isso deve aumentar o rendimento cardiovascular de uma forma geral, melhorando a capacidade aeróbica do atleta e aumentando a sua resistência. É preciso levar em consideração que pessoas com problemas cardíacos não podem saltar.

A liberação da endorfina não é uma exclusividade do paraquedismo ou dos esportes radicais mas, com certeza, ela é liberada de forma mais intensa na prática destas modalidades.

A superação do medo nos saltos de paraquedas é algo que se torna um vício para o atleta. Entretanto, é preciso estar atento aos riscos do que podem acontecer, algo que só é desenvolvido com muito treino e com a orientação correta de profissionais. Humberto Siqueira Nogueira, que contabiliza mais de 1,7 mil saltos na carreira, afirma que é preciso fazer reciclagens e usar o equipamento de segurança adequado para evitar qualquer risco.

Outros benefícios do paraquedismo são o aumento da consciência corporal, a melhora no equilíbrio do atleta, além do aumento da força muscular, da coordenação motora, da flexibilidade e da concentração.

Para acompanhar a rotina do atleta, siga www.instagram.com/humbertosnogueira/.

Website: http://www.instagram.com/humbertosnogueira

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade