PUBLICIDADE

Francês é o 5º idioma mais falado do mundo e o 3° entre os empresários

27 dez 2017 - 20h30
Compartilhar
Exibir comentários

A língua francesa tem apresentado um grande crescimento mundial nos últimos anos. Tal avanço tem se mostrado em diferentes áreas, não só no meio acadêmico e linguístico, como também em diferentes áreas empresariais. Veja aqui algumas informações sobre a importância do francês no mundo.

Foto: DINO

Segundo dados do relatório da Associação internacional de Francofonia , o francês é o 5º idioma mais falado do mundo. A quinta posição é precedida das seguintes línguas: árabe (4º lugar), espanhol (3º lugar), inglês (2º lugar ) e mandarim (1º lugar).

Qual o número de falantes do francês?

Segundo o relatório, a estimativa do número de falantes do francês é de 274 milhões. Um fato interessante é que a língua francesa, assim como o inglês, é um idioma falado em todos os continentes. Realmente, o idioma encontra-se em uma posição privilegiada em relação ao quantitativo de falantes.

Veja, abaixo, algumas curiosidades sobre o idioma:

• No período entre 2010 e 2014, houve um aumento no número de falantes do francês em 7%;

• Pesquisas demonstram que o índice de crescimento é bem maior na África Subsaariana;

• Em relação aos países nos quais ele não é o idioma materno ou tampouco é ensinado nas escolas, houve um acréscimo de aproximadamente 30% no número de falantes.

O ensino do francês no mundo

Uma breve observação dos dados apresentados até o momento demonstra que, dia após dia, o número de falantes do idioma vem aumentando.

Para se ter uma noção da proporção desse crescimento, basta lembrar que ele é o segundo idioma mais ensinado como língua estrangeira no mundo, ficando atrás apenas do inglês.

Os dados analisados apresentam uma forte tendência de expansão do francês como língua estrangeira nos próximos anos.

Informações do relatório revelam que, em 2014, havia 125 milhões de estudantes de francês. Dentro desse quantitativo, 49 milhões deles estavam aprendendo o idioma como língua estrangeira.

Os dados acima comprovam que é notória a expansão e crescimento da língua francesa. É interessante notar que houve um grande crescimento no número de falantes:

• Na América do Norte (especialmente nos Estados Unidos e Canadá), houve um aumento de 2%;

• Na Ásia, o acréscimo foi bem maior: 43 %;

• Na África Subsaariana, o aumento foi de 44 %.

Por último, é bom ressaltar que há uma área específica do mundo em que o crescimento do francês tem ocorrido de maneira intensa. Trata-se das regiões da parte norte da África e no Oriente Médio. Em tais locais, o idioma é utilizado, principalmente, no ensino de ciências. Já na Europa, embora tenha havido uma diminuição nos últimos anos, o idioma francês ainda é bastante ensinado na Irlanda e Reino Unido.

O francês e sua relação com outras áreas

O francês não tem apresentado crescimento apenas em relação ao ensino e aprendizagem.

A língua francesa tem sido empregada em diferentes áreas como um idioma capaz de oferecer contribuições significativas. Uma delas é em relação ao mundo dos negócios.

Pesquisas realizadas pela Bloomberg revelam que o francês é o 3º idioma mais utilizado no mundo dos negócios. A liderança no ranking de idioma mais utilizado pertence ao inglês sendo acompanhado pelo chinês.

Segundo dados do British Council , o francês configura-se, em relação às empresas britânicas, como o segundo idioma mais utilizado nas trocas econômicas.

Em primeiro lugar está o alemão e, logo após o francês o espanhol. O árabe é o quarto idioma mais útil nessas transações e, por último, está o chinês.

Os dados apontados acima demonstram a crescente importância da língua francesa em relação a área de negócios de nível mundial, mas o crescimento do francês não tem se dado apenas nessa área. Os investimentos diretos estrangeiros (IDE) do espaço francófono também possuem números relevantes.

No Brasil não tem sido diferente, o capital estrangeiro francês tem estado cada vez mais presente e, por isso, a busca por conhecimento deste idioma tem sido uma demanda cada vez mais obrigatória nas empresas.

Os investimentos de entrada representam 14%. Já os de saída representam 15,3%.

Considerações Finais

Segundo os especialistas no idioma francófono Márcia Alves de Rizzo e Diego Antunes, professores de francês do curso online ProFrancês , há metodologias específicas que se aproveitam de determinadas características do idioma para acelerar o aprendizado. Eles dizem também que é positivo utilizar algumas similaridades entre o português e o francês para desenvolver conexões na mente do aluno. Para maiores informações sobre esta metodologia, acesse: http://profrances.com.br http://profrances.com.br

Website: http://profrances.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade