PUBLICIDADE

Estudo revela que avó materna é mais importante que o pai nos primeiros anos da criança

É ela que dá o suporte adequado e proporciona maior bem-estar aos netos

9 fev 2018 - 16h57
Compartilhar
Exibir comentários

Que as avós deixam muita saudade em nossas memórias de infância, ninguém duvida. São elas que preparam aquele bolo saboroso ou levam os netos ao parque enquanto os pais trabalham. E parece que a importância desse cuidado vai além das nossas lembranças e chega até a ciência. Um levantamento realizado pela London School of Economics and Political Science sobre 45 estudos de famílias ao redor do mundo mostrou que crianças com o suporte da avó materna têm maior tendência a sobreviver e se desenvolver de forma saudável.

Foto: DINO

Com o longo período de dependência na infância, ter mais de um filho pode acabar com a energia das mães, que precisam do suporte de outra pessoa. A questão do pouco tempo entre os intervalos de parto influencia nesse sentido. Se o papel de apoio caberia mais ao pai ao invés da avó, é algo a se discutir, mas os dados indicam que a figura feminina da linhagem materna é que tem feito esse trabalho.

Nos 45 estudos avaliados, a presença de um parente no caso do falecimento da mãe é fundamental. Entretanto, o nível positivo de desenvolvimento difere bastante em relação àquele que acaba por cuidar da criança. E as avós maternas ficam em primeiro lugar quando se trata de um cuidado que proporcione esse impacto.

Em segundo lugar, aparecem os irmãos e irmãs mais velhos, seguidos pela avó paterna, cuja qualidade do cuidado oscila consideravelmente. Apenas na sequência vem a figura do pai. Mas um aspecto interessante e positivo desse levantamento é mostrar como as famílias trabalham em rede para dar suporte a um novo membro desprotegido.

Com as mudanças sociais, o papel masculino tende a evoluir nessa rede, seguindo os movimentos que tratam da importância do cuidado paterno para a criança. Os estudos dos próximos anos devem apontar essas mudanças.

Sobre a Ana Giovanna: Idealizada por Ana Paula Dantas, a loja virtual Ana Giovanna trabalha com peças e coleções exclusivamente artesanais, que visam fortalecer o vínculo entre mães e filhas. Pautadas em um universo de magia e delicadeza, as produções podem ser combinadas entre as duas na linha Tal Mãe Tal Filha - um presente e tanto para ocasiões diversas como aniversários e festas infantis. Nossos vestidos e acessórios fazem parte da história de muitas famílias desde 2011, espalhando afeto e beleza por todos os momentos especiais. Contato: contato@anagiovanna.com.br / (13) 4042-2710

Website: https://anagiovanna.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade