0

Especialista comenta como descrever seu perfil profissional de maneira adequada

20 mai 2019
12h32
  • separator
  • comentários

Alguns gerentes de contratação recomendam que candidatos a vagas de emprego iniciem seu currículo destacando seu perfil profissional . Isso porque, cada vez mais as habilidades, experiências e metas de um candidato devem estar alinhadas à vaga disponível.

Foto: Google Imagens / DINO

O que é o Perfil Profissional?

Diante de um mercado que se renova e se adapta constantemente, muitas pessoas se perguntam: o que é perfil profissional?

O especialista Felippe Ferreira explica que o perfil profissional pode ser uma versão condensada e resumida da descrição do perfil comportamental do candidato. "O perfil corresponde às atitudes, comportamentos e talentos de um indivíduo no trabalho, tendo em vista que cada um possui características e talentos distintos", afirma. A intenção é demonstrar ao recrutador, de forma rápida e convincente, o que se pode esperar do candidato além de seu histórico profissional e de sua formação educacional. Assim, perfil comportamental pode ser também um resumo profissional do candidato.

Descrevendo o seu perfil profissional

Muitos são os benefícios quando uma pessoa consegue identificar seu perfil profissional. No currículo, ele é uma poderosa introdução que dá aos gerentes de contratação uma visão detalhada das habilidades e conhecimentos relacionados ao trabalho.

Quando usado corretamente, o perfil profissional pode ser irresistível para quem está fazendo a contratação. Por isso é importante que cada pessoa que está à procura de trabalho, descreva seu perfil profissional do de uma forma eficaz para conseguir mais entrevistas no futuro.

A recomendação - quando for descrever seu perfil profissional num currículo, por exemplo - é que não ultrapasse mais de cinco pontos, pois corre o risco de perder a atenção do gerente de contratação. É prudente prestar atenção nos pontos mais importantes como:

1 - Experiência em áreas alinhadas à vaga

Demonstre os anos de experiência nas funções relacionadas à vaga. Iniciar com o detalhamento da experiência pode atrair a atenção do recrutador para o currículo.

2 - Habilidades relevantes para a empresa

Detalhe as habilidades que poderão contribuir para o trabalho específico da empresa. Pesquise as habilidades que a empresa mais valoriza e acrescente aquelas que o candidato já possui. Para as pessoas que estão mudando de carreira, é importante considerar habilidades que possam contribuir para uma nova posição, adicionando certificações ou licenças pertinentes ao setor.

3 - Conquistas
Um último ponto nesta lista para enfatizar são as conquistas na carreira. Lembrando que as conquistas devem ser relevantes, ou seja, conquistas aplicáveis ao setor.

Vantagens em realizar o mapeamento de perfil profissional

Com o objetivo de facilitar o profissional na identificação de seu perfil profissional, a empresa meuBiZ lançou o serviço de mapeamento e fala de suas vantagens na hora de buscar o primeiro emprego ou até mesmo quem está à procura de um bom negócio para empreender.

A ferramenta constituiu-se em um teste de personalidade , também considerado um teste psicológico baseado em métodos consagrados como o disc e o mbti .

Conforme afirma o especialista e cofundador do meuBiZ, Felippe Ferreira, "Todo indivíduo possui características predominantes que influenciam sua forma de agir, de se relacionar e de tomar decisões. Conhecer seu perfil é o primeiro passo para abrir um negócio, encontrar um sócio, procurar um emprego ou escolher em que área atuar profissionalmente", por isso, depois de feito e analisado o mapa comportamental, é hora de colocar essas habilidades para trabalharem a favor do crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal.

A ferramenta lançada pelo meuBIZ, foi cientificamente comprovada - buscando o aumento do autoconhecimento e da inteligência emocional - fatores fundamentais para aqueles que buscam conhecer e potencializar seu perfil profissional .



Website: https://meubiz.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • comentários
publicidade