PUBLICIDADE

DINO

Entenda a importância da educação financeira

Quer entender qual é a importância da educação financeira para melhorar a gestão da sua empresa e até mesmo da sua vida pessoal?

6 jun 2017 - 14h54
Compartilhar
Exibir comentários

Estar com as contas em dia e o caixa equilibrado, permitindo fazer novos investimentos ou simplesmente ter uma situação confortável, é o desejo de muitas pessoas e empresários. Para atingir esses objetivos não existe fórmula mágica: é preciso controle e conhecimento. Nesse ponto que entra a importância da educação financeira, sem a qual pode ser difícil compreender quais pagamentos são prioridades, como definir um fluxo de caixa e até mesmo como investir a sua poupança.

Foto: DINO

Quer saber mais sobre o assunto para melhorar a gestão financeira da sua empresa e até da sua vida pessoal ? Continue a leitura!

O que é a educação financeira?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a educação financeira não consiste em apenas cortar gastos e diminuir as despesas. Mas compreender quais as melhores ações que devem ser tomadas para que você consiga ter uma segurança material para o futuro, seja na sua vida pessoal, seja com as finanças do seu negócio.

Infelizmente, quando crianças, nós não costumamos ter acesso à educação financeira nas escolas e o resultado é uma sociedade endividada, que não sabe lidar direito com seu dinheiro. Para se ter uma ideia, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, em setembro de 2016, 63,2% das famílias brasileiras estavam endividadas.

Esse é um número muito alto. Se essas pessoas não conseguem lidar com as cobranças, como a fatura do cartão de crédito ou a prestação de um carro, imagine lidar com a gestão financeira dos seus próprios negócios.

Qual é a importância da educação financeira?

Quem está disposto a aprender sempre colhe bons frutos — e com a educação financeira não é diferente. Entendendo seus princípios e modificando a sua atitude, é possível organizar o orçamento doméstico, empresarial e até mesmo o seu perfil e a sua atitude diante das compras. Veja alguns benefícios que a educação financeira pode trazer para a sua empresa:

- Modifica o seu perfil consumidor

Pode-se dizer que existem, basicamente, dois tipos de pessoas: o tomador de recursos e o investidor de recursos. O tomador de recursos, como o próprio nome sugere, é aquele que costuma gastar mais do que possui, enquanto o investidor possui maior habilidade para acumular reservas.

Não existe um perfil mais positivo do que o outro, mas é essencial compreender a fase em que a sua empresa está para definir qual atitude de consumo é mais interessante. Com a educação financeira, você como gestor poderá entender melhor a realidade do seu negócio.

- Reduz o estresse

Se cuidar da gestão financeira de qualquer negócio é viver com a "corda no pescoço" para você, saiba que essa não precisa ser a realidade da sua empresa. Com conhecimento, é possível fazer escolhas acertadas, definindo metas que possam ser cumpridas e melhorando o seu controle financeiro. Assim, você atinge seus objetivos, sem estresse e sem preocupações excessivas.

- Ajuda a planejar o futuro

Daqui a alguns anos, onde você imagina a sua empresa? Quais são suas metas de expansão? Como elas se relacionam com a realidade atual do seu negócio? Em quanto tempo esses objetivos se tornarão realidade?

Um gestor com conhecimento suficiente da área financeira é capaz de planejar o futuro do seu negócio baseando-se nos dados que possui agora. Como ele tem mecanismos — e sabe usá-los — fica mais fácil compreender a realidade financeira do seu negócio, pagar todas as dívidas e ainda reservar uma quantia para investir no futuro.

- Promove o crescimento sustentável

Não ter controle da receita e das contas a pagar, não fazer um plano em longo prazo, não considerar as despesas emergenciais e nem realizar um crescimento sustentável são erros cruciais em qualquer negócio. Se você não quer fazer parte dessas estatísticas, é essencial que você compreenda as melhores formas de gerir o caixa da sua empresa, percebendo suas prioridades e planejando seu crescimento.

Saber como crescer também é essencial e tudo isso só é possível com conhecimentos suficientes da parte financeira.

Como a educação financeira pode ajudar o meu negócio?

Está convencido da importância da educação financeira, mas não sabe por onde começar? Se você é um pequeno empresário, o SEBRAE possui ótimos cursos e materiais gratuitos capazes de lhe ajudar a compreender os passos básicos, como: fazer o fluxo de caixa, planejar os investimentos e definir os pagamentos que são prioridades.

Além disso, você pode investir contratando uma ajuda especializada, como os coaches de finanças e empresas especializadas em contabilidade. Veja algumas dicas gerais que já podem lhe ajudar:

- Faça a gestão correta do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para qualquer negócio, mas para funcionar corretamente, você deve saber como usá-la. Crie o hábito de registrar todas as contas a pagar e também os valores a receber. Nunca lance no seu fluxo de caixa vendas que você ainda não recebeu o pagamento — como no caso de pagamentos a prazo — e lembre-se de incluir todas as despesas do período analisado, como 13º dos funcionários ou férias.

-Separe as contas pessoais das contas da empresa

Antes de começar o seu negócio, defina qual será o seu pró-labore e o dos sócios e evite se "socorrer" no caixa do negócio ou colocar dinheiro do seu salário na empresa. Essa disciplina é essencial para manter a sua gestão financeira. Quanto menos o empreendedor retirar do caixa, mais dinheiro sobrará para reinvestir no próprio negócio.

- Analise as suas dívidas

Se o seu negócio já está endividado, analise as contas que têm a pagar e priorize aquelas com os juros mais altos ou de serviços essenciais. Caso esteja precisando de um empréstimo, pesquise as taxas de juros e analise se, em longo prazo, elas não irão "minar" o seu caixa.

Sempre que possível, tente as linhas de crédito específicas para pessoas jurídicas. Nunca deixe que as parcelas dos seus financiamentos ou empréstimos ultrapassem 25% do faturamento da sua empresa.

Já está convencido sobre a importância da educação financeira?

Deixe um comentário!

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade