PUBLICIDADE

DINO

Demanda por profissionais de Blockchain cresce 50% em um ano

Especialistas garantem que assim como as vagas, os salários tendem a aumentar.

4 fev 2019 - 11h56
Compartilhar
Exibir comentários

A procura por profissionais especializados em Blockchain está em crescimento e os salários para estas posições aumentam simultaneamente. A atuação da tecnologia no Brasil ainda é tímida, mas o mercado aquecido lá fora promete alavancar seu uso no país. Seja através de empresas multinacionais que desejam implantar projetos globais de Blockchain, ou Startups que veem bons casos de uso deste recurso. Tomando como patamar o mercado de trabalho internacional, o cenário é bem competitivo. Alguns job postings, como o cryptojobslist.com, apresentam um crescimento radical no número de vagas de 2017 para 2018, saltando de 2.000 vagas para mais de 4.000. Os salários são altos, em comparação com outros desenvolvedores de aplicações, variando entre US$120 mil e US$170 mil por ano.

Foto: DINO / DINO

A maior plataforma de freelancers do mundo, a inglesa Upwork, divulgou que uma das habilidades mais requeridas pelos empregadores é o conhecimento em Blockchain. De acordo com o especialista em tecnologia e coordenador do curso de MBA sobre Blockchain na FIAP, Michel Fernandes, o mercado brasileiro já está demonstrando esta tendência. "As empresas no Brasil estão em uma fase de conhecimento da tecnologia e partindo para o desenvolvimento de provas de conceito. Para isso, precisam ter profissionais aptos a implementar tais projetos, assim como precisam de profissionais que irão de fato entregá-los. A demanda será tanto do lado de quem compra projetos quanto de quem oferece" explica o especialista.

Como essa tecnologia pode ser aplicada?

O Blockchain é aplicado especialmente quando o assunto é descentralização de informação, transparência e garantia de integridade da informação. A tecnologia permite que informações importantes sejam compartilhadas com diversos participantes. Diferentemente de um banco de dados tradicional, onde o acesso é centralizado, com o Blockchain todos que participam da rede têm acesso às mesmas informações. As possibilidades de fraudes são praticamente impossíveis devido ao conceito empregado para o armazenamento nos dados.

"As áreas de aplicação são bem heterogêneas. As principais são empresas envolvidas em cadeias de suprimentos, atividades financeiras, seguradoras, controle de ativos, escritórios de patentes e até mesmo cartórios, pensando em formas de como transformar o seu papel no mundo mais digitalizado. Cada dia que passa são explorados novos casos de uso, o que torna sua abrangência cada vez maior. Toda a empresa que deseja compartilhar informações com terceiros promovendo transparência, trilhas de auditoria e ter processos descentralizados são as principais candidatas a empregar a tecnologia do Blockchain" explica Fernandes.

Podemos citar um exemplo prático da aplicação do Blockchain. Existe uma preocupação dos consumidores em adquirir produtos naturais e comprovar que vieram de determinas fazendas. Portanto, acompanhar todo o ciclo de produção garante uma diferenciação no mercado. A ideia é que por meio de etiquetas de QRCode nos produtos, os consumidores possam rastrear todas as fases de produção como conferir datas de plantio, colheita, local onde foi processado etc. Toda a cadeia se beneficia deste tipo de rastreamento e eventuais problemas podem ser facilmente verificáveis, permitindo que as empresas consigam responder de forma mais efetiva a eles.

Como ser um profissional de Blockchain?

O profissional que deseja se especializar em Blockchain deve buscar uma formação completa, que consiga apresentar todos os conceitos em torno desta tecnologia. A faculdade de tecnologia FIAP, por exemplo, oferece o MBA em "Blockchain - Development & Technologies", que tem como objetivo formar um desenvolvedor e arquiteto de Blockchain apto a desenvolver e desenhar soluções escaláveis utilizando as principais tecnologias que o mercado emprega, dentre eles as plataformas Ethereum, Hyperledger e Corda. Para participar, o profissional deve ter conhecimentos intermediários ou avançados em lógica de programação e experiência intermediária ou avançada em desenvolvimento de sistemas. "O aluno que conseguir concluir com êxito todas as disciplinas do curso estará preparado para criar aplicações baseadas em Blockchain em um nível de aprofundamento elevado, pronto para atuar em projetos em qualquer segmento" explica o coordenador do curso, Michel Fernandes.

Website: https://fiap.me/MbaBlockchain

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade