PUBLICIDADE

Custos de uma má contratação podem chegar a 30% do salário anual do colaborador

Contratar profissionais sem critérios ou apenas com base em indicações pode comprometer os resultados e a saúde da empresa.

17 abr 2017 - 10h52
Compartilhar
Exibir comentários

Oferecer qualidade na prestação de serviço ao cliente já não é mais um item a se comemorar - é obrigação. Clientes com mais acesso à informação, ofertas e possibilidades de negócios atrativos e diversificados estabeleceram um novo patamar de competição dos que buscam ocupar lugar de destaque na mente do consumidor.

Foto: DINO

O que muitas empresas têm aprendido neste movimento é que, além de ser uma estratégia perigosa, custa cada vez mais caro contratar profissionais sem critérios e de forma aleatória para as novas posições de trabalho. Acostumadas a realizar contratações por meio de indicação, com pressa ou para atender a pedidos de apoio a alguém que esteja sem trabalhar, a contratação amadora tem figurado entre os grandes erros cometidos por algumas empresas em um cenário econômico em que a eficiência e excelência no trabalho têm sido tão valorizada.

De acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos (U.S. Department of Labor), o custo de uma má contratação chega a 30% do salário anual de um colaborador. Este número pode ser ainda maior se considerar aspectos como não contar com um profissional inteiramente dedicado ou até mesmo contagiar a equipe com a postura de alguém que não tenha a cultura de sua empresa (nem esteja interessado em desenvolvê-la). A gigante do comércio eletrônico de calçados, Zappos, por exemplo, surpreendeu o mercado ao estimar que tenha gasto cerca de US $ 100 milhões em contratações erradas.

Para Rodrigo Leão Brasileiro, CEO da Leão Brasileiro, empresa especialista em identificar talentos profissionais, "o segredo está em contratar talentos ao invés de apenas o currículo (formações e experiências) do profissional". Segundo ele, "talentos são apaixonados pelo que fazem, se esforçam para entregar resultados que superam as expectativas e contribuem para a manutenção de um clima organizacional dinâmico e saudável. Apesar de ser uma tarefa desafiadora, o resultado, comprovadamente, pode gerar impactos positivos como mais qualidade no atendimento ao cliente e no alcance dos resultados estratégicos e operacionais".

Segundo ele, o aumento na procura por processos de recrutamento e seleção mais modernos e analíticos indica, neste período de mudanças na economia, que as empresas estão mais conscientes da necessidade de contar com profissionais diferenciados e comprometidos com a entrega de resultados.

Para apoiar na jornada de contratação de talentos profissionais, a Leão Brasileiro recomenda algumas ações para favorecer o encontro do talento ideal:

Compreenda as novas tendências de RH

Esteja pronto para adotar um novo olhar sobre como as relações de trabalho são desenvolvidas. Ao passo que a revolução industrial mudou as formas de manufatura no século XVII, vivemos uma transformação na era da informação, que é rápida e certeira.

No manifesto sobre as tendências de Capital Humano realizado pela consultoria Deloitte, em 2016, são apresentados indícios de como as empresas estão sendo desafiadas a ajustarem sua força de trabalho, ambiente organizacional e forma de trabalhar. Aspectos como a ascensão das equipes, a inter-relação entre lideranças multigeracionais e novos recursos de apoio ao RH como o People Analytics e o RH digital figuram como caminhos a serem considerados nas forma de liderar.

Estabeleça uma cultura organizacional.

Ao definir os valores da empresa no planejamento estratégico, uma organização indica aspectos de sua cultura e valores que deseja praticar no dia a dia. Se sua empresa almeja contar com profissionais de vendas que tenham foco no alcance das metas e resultados prestando um atendimento atencioso e diferenciado ao cliente, a contratação de um novo profissional para a função precisa estar alinhada ao perfil e cultura interna da companhia. Neste momento, apenas a análise curricular do candidato não é suficiente. É importante conhecer seu estilo de trabalho, preferências e como o profissional age diante dos desafios do negócio. Ferramentas de análise comportamental, avaliação de competências e inteligência emocional podem apoiar sua empresa na escolha do candidato ideal.

Invista em seu EVP (Employment Value Proposition)

Criar um ambiente de trabalho saudável e inspirador tem sido a estratégia de grandes empresas para atrair e reter os melhores profissionais. Não é à toa que a cada ano cresce o número de companhias participando de prêmios como o "Great Place to Work", que avalia as melhores empresas para se trabalhar. De que adianta realizar uma seleção criteriosa, encontrar o talento ideal para a posição de trabalho e não conseguir que ele alcance seu máximo potencial em um ambiente vívido e estimulante?

Boas práticas de Gestão de Pessoas que valorizem aspectos como transparência nas relações, políticas que incentivem a criatividade e a disponibilização de benefícios claros são fatores decisivos para se construir uma equipe repleta de talentos comprometidos e defensores da camisa que vestem todos os dias.

Conte com um Recrutamento e Seleção de primeira linha

Quando falamos de Gestão de Pessoas, tudo começa no mapeamento dos cargos e como são conduzidos os processos de recrutamento e seleção. Ter um belo sistema de treinamento, bonificações ou uma estrutura física de destaque pode não surtir nenhum efeito se o recrutamento e seleção não for capaz de identificar a pessoa certa para o lugar certo.

Esta etapa inclui diversos passos como a identificação da vaga, prospecção de mercado para identificação de candidatos, entrevistas de triagem, testes e análises comportamentais. Diversas empresas têm promovido um alinhamento entre seus departamentos de RH e serviços de Outsourcing focados em contratação de profissionais, como o realizado pela Leão Brasileiro. Enquanto esta última se dedica a encontrar os melhores talentos, o RH e a organização investem tempo em melhorar a qualidade de vida da equipe e alcançar os objetivos estratégicos da empresa.

Para mais informações sobre Recrutamento e Seleção de Talentos, acesse www.leaobrasileiro.com.br.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade