PUBLICIDADE

Cresce a audiência e a qualidade dos podcasts no Brasil

Cada vez mais inovadores e irreverentes, programas ganham visibilidade e fidelizam ouvintes

22 mai 2019 15h17
ver comentários
Publicidade

Não importa qual seja o seu assunto favorito, ele certamente está sendo discutido neste momento por algum programa de podcast mundo afora. De acordo com a PodPesquisa 2018, realizada pela ABPod - Associação Brasileira de Podcasters em parceria com a rádio CBN, dos 22.993 brasileiros participantes da pesquisa, 39,7% deles já consomem algum tipo deste conteúdo há mais de cinco anos. Qualidade e diversidade de conteúdo foram os pontos abordados por 75,3% dos participantes quando questionados sobre o que os motivou a ouvir podcasts.

Foto: Divulgação / DINO

Os dados apontam que o público no Brasil tem crescido e busca por conteúdo de qualidade, atrativo, também. Mas, como encontrar uma boa opção de entretenimento dentre milhares de opções disponíveis? Foi apostando na espontaneidade e na diversidade de temas que o Matriz de Risco, podcast criado em novembro de 2018, viu sua audiência disparar a cada estreia de um novo programa na rede.

Gravado no Rio de Janeiro e com periodicidade semanal, o podcast é conduzido com muito humor e criatividade por André Braun e André Warwar, ambos profissionais do mercado audiovisual. O grande diferencial do conteúdo produzido pela dupla é o improviso, não há roteiro a ser seguido, os assuntos vão surgindo como acontece num bom bate-papo entre amigos. O resultado da sintonia dos apresentadores garante muitas risadas, reflexões e, claro, cada vez mais ouvintes.

André Braun é paulista, formado em Publicidade, já atuou como produtor, diretor de imagem e atualmente é executivo da área de imagem em uma emissora de TV. Seu parceiro, André Warwar, é carioca, graduado em Cinema, já dirigiu alguns6 longas metragem, inclusive o primeiro filme produzido no formato 4k no Brasil. Também já foi diretor de imagem e hoje ocupa o cargo de gerente da área de captação da mesma emissora de Braun.

O Matriz de Risco busca sempre inovar a cada episódio gravado. O podcast também conta eventualmente com a participação de convidados e busca a interação com o público, que pode sugerir temas e enviar perguntas para serem explorados pelos apresentadores. "Gostamos de dizer que somos "especializados em variedades", sem deixarmos de nos preocupar em levar para o público conhecimento, alegria e descontração", comenta André Warwar, que comemora a marca de 5 mil downloads únicos do podcast.

Também sucesso nas redes sociais, o Matriz de Risco já acumula inúmeros seguidores em seus perfis no Facebook e Instagram. Acompanhar o programa já virou hábito para milhares de ouvintes. "O objetivo do podcast não é ensinar, tornar-se um compromisso do ouvinte, e sim ser um momento onde a audiência possa "oxigenar" a mente. É aquele bate-papo que você escuta enquanto está fazendo outras coisas, que vai te fazer refletir, rir e se envolver de forma orgânica", complementa André Braun.

Com o slogan "Muito de tudo e tudo de muito pouco", o podcast vem conquistando cada vez mais audiência. Os episódios são lançados às sextas-feiras, às 00h. Atualmente está disponível em todas as plataformas de streaming (iTunes, Spotify, Deezer, Google Podcast), todos os outros agregadores de podcast, além do formato MP3 disponibilizado no site oficial do Matriz de Risco.



Website: http://www.matrizderisco.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Publicidade
Publicidade