PUBLICIDADE

DINO

Como elaborar o TCC numa perspectiva de mestrado

6 mar 2019 - 08h21
(atualizado em 7/3/2019 às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo pesquisa realizada pela Consultoria Productive, cujos resultados foram comentados em matéria publicada na Folha de São Paulo (janeiro, 2018), a pós-graduação alavanca carreira e ajuda o profissional a ganhar mais, "qualquer pós agrega valor, mas que, nos últimos anos, houve valorização especial do mestrado e do doutorado". A matéria ainda apresenta existir uma crescente tendência de procura por especializações stricto sensu, antes associadas à academia, pelo fato de as empresas terem começado a absorver esse tipo de profissional.

Foto: Pixabay.com / DINO

Além da crescente demanda por profissional mais especializado, outra matéria, publicada em Administradores.com (fevereiro, 2018), aponta que profissionais com mestrado podem ter ganhos salariais até quatro vezes maiores comparados à média nacional. Esta maior valorização é baseada no fato que os profissionais mais qualificados serem capazes de "atuar no desenvolvimento de pesquisas inovadoras e aplicá-las em produtos ou serviços".

À medida que mais empresas transferem atividades de maior nível de especialização para o Brasil é previsível que a busca pelo profissional com mestrado aumente. Outro estudo realizado pela Productive, já em 2014, entrevistando executivos das regiões sul e sudeste apontou que a maior parte dos entrevistados já tinha pós-graduação, sendo 68% com uma ou mais especializações e apenas 23% detinham apenas título de graduação.

Considerando o cenário comum em algumas universidades em que os currículos tornam-se mais flexíveis permitindo ao aluno em fases avançadas da graduação, cursar disciplinas de pós-graduação, abre-se uma porta para maior integração entre estes dois sistemas de ensino. Tal perspectiva somada às possibilidades de realizar um TCC vinculado a uma pesquisa mais avançada propicia a chance, para aqueles alunos mais aptos, de acelerar sua carreira obtendo maior especialização, e por decorrência maior potencial de empregabilidade, ainda na graduação. Vários exemplos demonstrando tal integração já estão sendo vistos, por exemplo, na realização do TCC no curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFSC.

Tais ponderações são trazidas no livro "Trabalho de Começo de Carreira- um guia coaching para decolar na carreira com seu TCC" onde o estudante, ainda na graduação, é convidado a refletir sobre usar seu TCC como ponto de partida para um mestrado.

Segundo o Prof Marco Aurélio de Carvalho (Engenharia Mecânica, UTFPR, Curitiba), o livro traz "uma visão original sobre o potencial do TCC. Recomendo esse livro, tanto para estudantes como para orientadores. Nesse livro, o autor muda um pouco o enfoque do TCC, de Trabalho de Conclusão de Curso para Trabalho de Começo de Carreira. A mudança de enfoque explícita que o autor fez lhe permitiu abordar o TCC como algo muito especial para o estudante, bem como trazer uma visão original e introduzir conceitos e ferramentas de coaching." Leia aqui outras avaliações do livro.

A experiência do autor, como coordenador de graduação e atualmente exercendo a função de coordenador de pós-graduação permite estabelecer pontos em comum entre estas modalidades e, para os estudantes com perfil mais específico, oferecer o TCC como elo entre eles.

Sobre autor: Jonny Carlos da Silva, professor titular de engenharia mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, pós-doutorado junto à NASA, coach e palestrante.

Website: http://profjonny.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade