PUBLICIDADE

DINO

Como economizar comprando um imóvel através de consórcio

2 abr 2019 - 11h26
Compartilhar
Exibir comentários

Conseguir comprar um imóvel é o objetivo de vida de muitas pessoas. E essa conquista precisa ser muito bem planejada financeiramente a fim de evitar o endividamento e outras dores de cabeça que surgem ao comprar um imóvel sem antes ter preparado o orçamento familiar para isso. O ideal é se organizar e então decidir qual a melhor forma poupar e investir o dinheiro.

Foto: ConsorcioCred / DINO

A ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) realizou uma pesquisa que mostra que quem investe em consórcio de imóvel consegue economizar cerca de 4,5 vezes mais do que se investisse o dinheiro numa poupança.

O consórcio de imóveis no Brasil teve início no ano de 1991, e a partir daí, tem tornado possível a muitos brasileiros realizar o seu maior sonho: a compra da casa própria, de uma maneira econômica e segura, motivos estes que tem tornado o consórcio de imóvel cada vez mais atrativo. É muito simples adquirir um consórcio de imóvel ou cota já contemplada.

O interessado define o valor do imóvel que pretende comprar e que atenda às suas necessidades, podendo optar por um parcelamento em até 180 meses. Caso escolha uma cota já contemplada, pode adquirir o bem imóvel de imediato e ir pagando as mensalidades até o término do grupo.

Por se tratar de um investimento planejado a médio ou longo prazo, o consorciado paga as mensalidades sem sentir impacto no orçamento. Além desses motivos, existem outros fatores que aumentam a economia de dinheiro na compra de um imóvel através do consórcio.

No consórcio de imóvel não há cobrança de juros

No financiamento bancário, a instituição financeira empresta o dinheiro para o financiado comprar o imóvel cobrando juros mensais altíssimos, muitas vezes abusivos, até a quitação da dívida. O problema é que, a longo prazo, essa taxa de juros pode alcançar até 200% do valor do bem adquirido, o que significa pagar praticamente dois bens ao invés de um.

No consórcio de imóvel essa preocupação não existe, já que não há a cobrança de juros. O primeiro passo é buscar a assessoria de uma administradora de consórcios séria, idônea e especializada na venda de consórcios e cartas de crédito contempladas de imóveis, devidamente autorizada pelo Banco Central e escolher o melhor plano, com parcelas que se encaixem no orçamento e após isso começar a investir no sonho de ter um imóvel próprio.

O consórcio de imóvel é uma compra programada

Mais que nunca tem sido muito difícil sobrar algum dinheiro no final do mês para investir na poupança. Por isso o consórcio tem se mostrado uma forma inteligente de poupar através de baixas mensalidades programadas, cujo valor fica definido no ato da assinatura do contrato do consórcio. Dessa forma o consorciado já sabe o quanto terá que investir a cada mês.

Consórcio de imóvel é o investimento mais seguro existente no mercado

Por se tratar de uma aquisição de alto valor monetário, a principal dúvida que vem em mente antes de comprar um imóvel é onde investir o dinheiro sem correr riscos e com segurança? A bolsa de valores e outros tipos de investimento sempre contam com o risco de uma provável perda de capital. No consórcio de imóvel isso não acontece. O consorciado pode investir sem receio de sofrer perdas e o dinheiro não desvaloriza, pois a carta de crédito acompanha o reajuste do bem. Assim, o poder de compra da cota ainda não contemplada é mantido, sem prejuízo. O consórcio é um sistema de investimento regulamentado pelo Banco Central com regras bastante claras, o que traz transparência e segurança para todas as operações.

O consórcio de imóvel não cobra pagamento de entrada

No financiamento bancário é necessário dispor de um valor considerável para dar entrada em um imóvel. Mesmo que o interessado já venha poupando este valor há algum tempo, ter que investir todo ele de uma vez pode implicar em sacrifícios e aperto no orçamento para cumprir o pagamento das contas mensais por um longo período até que a vida financeira se reequilibre.

No consórcio de imóvel não é cobrado nenhum valor como entrada para a compra do imóvel. Se o interessado tiver poupado algum dinheiro, pode utilizá-lo para ofertar lances nas assembleias mensais ou então quitar algumas mensalidades antecipadamente.

Lembrando que, no caso da compra de uma cota já contemplada de consórcio de imóvel, é necessário pagar um valor de entrada e assumir o saldo de parcelas do crédito que pretende adquirir.

Com a contemplação da cota o consorciado pode comprar o bem à vista

Quando o consorciado compra uma cota de consórcio de imóvel e é contemplado por lance ou sorteio, recebe o crédito no ato, compra à vista e além de já ter o bem em mãos, pode negociar bons descontos com o vendedor e economizar mais ainda.

Ainda é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para oferecer lances ou, se for necessário, complementar o valor da carta de crédito contemplada na hora da compra do imóvel ou quitar as parcelas vincendas. Há a possibilidade de utilizar a carta de crédito contemplada para a quitação total de um financiamento imobiliário já existente, podendo economizar assim um bom dinheiro.

O consorciado contemplado pode escolher entre adquirir o bem imediatamente ou esperar o término do grupo, pagando as parcelas do consórcio com calma até encontrar o bem que deseja comprar. Também pode optar por vender a cota contemplada e usar o dinheiro para gerar capital de giro para investir novamente em outro consórcio, já que ele receberá o valor total da carta de crédito.

O consórcio possibilita diversificar investimentos

Quem tem o hábito de investir sabe como é importante diversificar os investimentos para garantir boa rentabilidade. Pensando nisso, o consórcio de imóvel permite conquistar sonhos que antes pareciam distantes, como a compra da casa própria, investir em imóveis na planta, comprar terrenos para aumentar o patrimônio, construir casas e apartamentos para venda, planejar uma aposentadoria melhor e mais segura, enfim, além da economia, muitas são as opções de investimento disponibilizadas pelo consórcio de imóvel.

O consórcio de imóvel atualmente tem se mostrado o caminho mais econômico para quem deseja poupar através de um investimento planejado a médio ou longo prazo. O consórcio possibilita a conquista do imóvel próprio e da independência financeira de maneira simples, inteligente, segura e com o futuro planejado. Fonte: ConsorcioCred

Uma das mais conceituadas empresas do setor é a ConsorcioCred, referência no mercado e que comercializa consórcio e/ou carta de crédito contemplada para compra de imóveis e outros bens realizando o sonho de milhares de brasileiros com excelência.

Website: https://www.consorciocred.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade