CEIVAP compartilha temas relacionados à gestão das águas do Paraíba do Sul no XX ENCOB
A cidade de Florianópolis/SC sediou, entre os dias 20 e 24 de agosto, a vigésima edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (ENCOB) - um dos principais foros de debate da gestão das águas realizados no Brasil que reúne, anualmente, membros de comitês de bacia de todo o país. Representantes do CEIVAP acompanharam de perto as atividades e dividiram experiências com os participantes em uma palestra e em rodas de conversa.
Cerimônia de abertura do ENCOB aborda a gestão participativa
A abertura oficial do evento reuniu diversas autoridades e atores do sistema de gerenciamento de recursos hídricos do país e contou com a participação do Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte; da diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Chistianne Dias; do presidente do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Hideraldo Buch; do Governador do Conselho Mundial da Água, Lupercio Ziroldo; entre outras autoridades do Estado de Santa Catarina. "Somos mais de 70 mil pessoas ligadas direta e indiretamente as questões dos Comitês, provocando uma revolução nas questões de gestão, poder de decisão e governança dentro das bacias hidrográficas", destacou Ziroldo.
SIGA-CEIVAP tem destaque no ENCOB
As funcionalidades do Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (SIGA-CEIVAP) foram compartilhadas, durante uma palestra, no dia 21 de agosto, no 20º ENCOB. A apresentação do projeto foi conduzida pelo diretor-presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), André Marques, na mesa de diálogo "Comitês no processo de fomento à inovação social na prevenção de desastres oriundos de eventos externos".
O SIGA é um projeto do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), cujo objetivo principal é auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão da Bacia do Paraíba, através de um conjunto de soluções que subsidiam o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, facilitam a criação e atualização de dados e possibilitam a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos.
CEIVAP promove roda de conversa em seu estande no ENCOB
O estande do CEIVAP e dos Comitês dos rios Guandu, afluentes fluminenses e afluentes mineiros da Bacia do Paraíba do Sul foi palco de importantes discussões durante o XX ENCOB. No dia 22 de agosto, o vice-presidente do Comitê, Matheus Cremonese, e o secretário, Eduardo Dantas, fizeram apresentações, em um mini auditório, construído no estande, sobre as linhas de investimento do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) do Comitê, que prevê projetos para a Bacia do Paraíba do Sul até 2020, e sobre a Escola de Projetos, iniciativa pioneira na gestão da bacia. "Para nós, diretoria do Comitê, foi bem interessante porque conseguimos apresentar o CEIVAP no contexto de um evento de âmbito nacional, onde membros de outros comitês puderam acompanhar, questionar e trocar experiências", pontuou Matheus Cremonese.
Website: http://www.ceivap.org.br