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Cabelos sustentáveis: a tendência na busca por produtos "conscientes"

8 mai 2019 11h06
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Carol Chevalier mal sabia que tinha ondas no cabelo, mas decidiu deixar os fios ao natural e descobriu um ondulado incrível. Para isso, a escritora e influenciadora digital de 39 anos buscou produtos que valorizam a beleza como ela é e que também respeitam o meio-ambiente e os seres vivos. "Há 10 anos só compro marcas cruelty free para cosméticos e artigos de banho. Toda compra de uma marca nova vem acompanhada de muita pesquisa", conta.

Foto: Divulgação / DINO

Carol vive nos Estados Unidos, onde há uma gama extensa de soluções sustentáveis em diversos sentidos, tendência no mercado de beleza internacional e, cada vez mais, no nacional. É o que aponta o Caderno de Tendências 2019 elaborado pelo Sebrae em parceria com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) que, em 2018, assumiu o compromisso de se juntar ao esforço mundial para substituir o uso de microesferas plásticas em produtos enxaguáveis por ingredientes com função semelhante porém biodegradáveis - e isto até 2021.

No Brasil, as beauty techs - empresas que criam soluções pautadas pela tecnologia e necessidades individuais - estão alinhadas à nova realidade do consumidor, que deseja não só que suas escolhas sejam respeitadas, mas também contribuir para um mundo melhor. "Sou consumidora nos EUA e me atento ao mercado norte-americano. Agora, por ver um interesse do meu público em saber de marcas no Brasil, estou começando a pesquisar e conhecer as marcas brasileiras", conta Carol. O consumo consciente já é realidade para a estudante de psicologia Júlia Z. Oliveira, 20 anos. "Não uso nada que tenha muita química, prefiro embalagens recicláveis e teste em animal é impensável. Quero algo que respeite a minha beleza e a do planeta", diz.

A forma de consumir de Júlia e Carol vai ao encontro do estudo internacional da Mintel para 2019: marcas do nicho de beleza e cuidados pessoais precisam mudar suas ações em termos de sustentabilidade - e "essa não é só uma tendência, é um movimento". A máxima natural first, que pode ser definida pelo uso preferencial de ingredientes naturais e respeito pelo meio-ambiente, vem acompanhada do mote "minha beleza, minhas regras" que guia mais e mais mulheres. Elas não querem que a indústria continue determinando quais produtos devem ser adquiridos para alcançar um padrão - e este, aliás, nem deve existir. Segundo a pesquisa, por exemplo, 33% das brasileiras entre 19 e 35 anos dizem que gostariam de ver mais anúncios com pessoas de diferentes tipos e formatos de corpo.

A consumidora deseja que as marcas apresentem produtos e serviços que atendam à definição de cada pessoa em relação ao que é se sentir bem. Entregar itens e tratamentos customizados é, portanto, a chave das indie brands, marcas que oferecem perspectivas e benefícios exclusivos que outras ainda não ofertam.

Essa é a proposta da JustForYou, linha brasileira de shampoos e condicionadores personalizados, que não testa em animais, não utiliza corantes ou químicos agressivos (como sulfatos e parabenos) e que prioriza aditivos naturais. Amido de Tapioca, Manteiga de Manga e Óleo de Linhaça são algumas estrelas das suas fórmulas inovadoras. "Criamos um algoritmo que identifica a necessidade de cada mulher e que depois combina os ingredientes na quantidade necessária para trazer o resultado perfeito para ela", conta Caio de Santi, CEO da REVO, startup à frente da marca que é pioneira em uso de Inteligência Artificial para tratamento capilar no Brasil. Em breve, a empresa pretende implementar análise de DNA para compor a personalização do produto. "Acreditamos na beleza autêntica, com foco em bem-estar, saúde, consumo consciente e autocuidado", completa Caio.

O uso do chatbot, uma simpática e moderna consultora virtual, ajuda a alinhar expectativas e necessidades da consumidora da JustForYou, que recebe em casa uma experiência personalizada nos mínimos detalhes - outra grande tendência para o mercado de acordo com o Digital Marketing Trends Study de 2016. "A partir de 2020, a experiência com as marcas será mais decisiva na hora da compra do que o produto e o preço".

O kit JustForYou é customizado até na embalagem, que ganha o nome da consumidora: JustForMarina por exemplo. E a entrega é sob demanda, ou seja: é possível fazer uma compra única ou escolher de quanto em quanto tempo receber o shampoo e o condicionador em casa, de acordo com hábitos de consumo individuais. A logística, além de significar praticidade, evita desperdício e emissão de gás carbônico decorrente de deslocamentos até mercados.

Ainda no sentido ecológico, a marca cumpre a Política Nacional de Resíduos Sólidos através do selo EuReciclo, o que significa que ela faz a compensação ambiental ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento do setor de reciclagem - por meio de incentivos a cooperativas que reciclam a mesma quantidade do material utilizado nas embalagens.

Mas tem mesmo quem pense em tudo isso na hora de comprar um shampoo? Afinal, usamos o produto praticamente todos os dias, provavelmente desde sempre, e nos habituamos tanto que acabamos nem dando atenção ao que tem dentro do tubo. A questão é que a onda crescente de consumo consciente levanta uma pergunta que, uma vez feita, ecoa: o que você quer para você e para o mundo? Como apontam as pesquisas - é só questão de (pouco) tempo para que um shampoo ou condicionador não seja mais adquirido sem que atenda questões relacionadas a meio-ambiente, sociedade, necessidades pessoais e crenças de cada indivíduo.



Website: https://julia.justfor.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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