PUBLICIDADE

DINO

Brasília testa tecnologia de biometria facial no transporte coletivo

Tecnologia resulta em benefícios diretos ao usuário e ao sistema pois reduz fraudes e os impactos negativos nas tarifas

23 mai 2017 - 13h46
Compartilhar
Exibir comentários

O sistema de transporte público de Brasília está realizando testes com a tecnologia de biometria facial, desenvolvida pela Transdata Smart (empresa situada em Campinas) e dedicada à validação de gratuidades e estudantes no transporte público.

Foto: DINO

O sistema permite verificar se o passageiro que está utilizando um cartão com direito a algum benefício é exatamente a mesma pessoa que fez previamente o cadastro para tal, em um cartão que possui um código de identificação específico no qual constam informações referentes ao nome, idade e dados biométricos faciais. Em casos de uso indevido do cartão, a empresa pode adotar as medidas administrativas que achar necessária.

Dentre as mais de 30 cidades que usam essa tecnologia, destaca-se Curitiba (PR), que implementou a solução em agosto de 2015, tendo bloqueado mais de 1,3 mil cartões por suspeita de fraude, armazenado mais de 25 milhões de fotos e conferindo mais de 16 mil fotos todos os dias. Vale destacar que, em pouco mais de duas semanas de testes em Brasília, a tecnologia já detectou o uso indevido de cartões, os quais serão bloqueados, segundo a Secretaria de Mobilidade.

A aplicação da tecnologia no transporte público resulta em benefícios diretos ao usuário e ao sistema, pois a redução das fraudes reduz também com os impactos negativos nas tarifas.

Sobre a Transdata Smart - A Transdata Smart é a principal empresa do Brasil no desenvolvimento de soluções integradas em ITS dedicadas à mobilidade urbana. Dentre as tecnologias destacam-se a nova rede de vendas, rastreamento e gestão de Frota e o sistema de bilhetagem eletrônica com biometria facial. Sediada em Campinas (SP), e com filiais em Brasília (DF), Recife (PE) e Curitiba (PR), possui mais de 18 mil ônibus atendidos com suas soluções em todo o Brasil e em outros países da América Latina.

Informações para a imprensa:

Daniela Licht - Assessoria de Imprensa/Caio Publicidade

Contato: (41) 9228-9577 / E-mail: daniela@caiopublicidade.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade