PUBLICIDADE

DINO

Brasil é o país com mais católicos no mundo e relação com a Virgem Maria vai desde os primórdios do descobrimento

Um dos devotos de Nossa Senhora no país é o pregador Painho, que lançou o livro Mãezinha do Céu pela Editora Saramago

2 mar 2020 - 13h35
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar de ter começado na Europa, o catolicismo está espalhado pelo mundo. De acordo com Anuário Pontifício 2018 e o Annuarium Statisticum Ecclesiae 2016, cuja redação esteve aos cuidados do Departamento Central de Estatística da Igreja, hoje o continente com o maior número de católicos é a América, à qual pertencem 48,6% dos fiéis batizados no mundo. Destes, 57,5% vivem na América do Sul, 14,1% na América do Norte e 28,4% na América Central. Assim sendo, o mais interessante são os dados brasileiros: Desses religiosos da América, 27,5% são do nosso país, transformando-nos na nação com o maior número de católicos do mundo. Nesse sentido, depois do Brasil vem o México.

Foto: DINO / DINO

Apesar de a Europa ser onde tudo começo e que há um século concentrava dois terços de todos os católicos no mundo, tem atualmente apenas 285 milhões de fiéis batizados, o que soma 24% do total mundial. E de fato esses números diminuem a cada ano. Ao mesmo tempo, como já era de se esperar, o país europeu com maior quantidade de católicos é a Itália, com 55 milhões de fiéis, seguida pela França, com 47 milhões e a Espanha, com 42 milhões.

A pesquisa estima que o mundo tenha cerca de 2,2 bilhões de cristãos, sendo 1,2 bilhões católicos e 1 bilhão de cristãos dos ramos protestantes, como evangélicos, calvinistas, luteranos, metodistas, pentecostais, anglicanos e outros.

Virgem Maria e o Brasil

Antes de tudo, o Brasil, quando descoberto, ganhou o nome de Terra de Santa Cruz. Chegava aqui a imagem de Nossa Senhora da Esperança, devoção de Pedro Álvares Cabral. Os portugueses eram um povo muito ligado ao catolicismo e isso é visto no nosso país desde cedo. Então a relação da nossa terra com a Mãe de Jesus vai desde os primórdios da nação.

Dessa forma, a Virgem Maria, também chamada de Nossa Senhora, é seguida e amada por milhões de brasileiros. Um deles é Afonso Silva, mais conhecido como Painho, foi pregador pela Renovação Carismática Católica, coordenador diocesano da formação na diocese de Foz do Iguaçu, coordenador do projeto Semeando a Vida no Espírito e hoje é pregador, missionário e coordenador do grupo de Oração Profetas da Alegria. O missionário conta que sua história de vida é entrelaçada com a da Virgem Maria desde o nascimento. "Vejo minha vida como um milagre. Sou deficiente físico e assim que nasci os médicos acharam que eu não sobreviveria. Nem ao menos queriam me mostrar para a minha mãe. Mas ela, assim que me pegou no colo, me consagrou a Nossa Senhora. E desde então a Mãe está comigo", conta.

Painho explica que são inúmeras as situações em que a Virgem Maria interveio e esteve com ele. "Desde pequeno fui muito religioso e na juventude já pregava e sentia um chamado, uma vocação", destaca. E foi sobretudo desse relacionamento tão próximo que ele decidiu escrever o livro Mãezinha do Céu, publicado nos últimos dias de dezembro de 2019, pela Editora Saramago, selo da Editora Albatroz.

A obra é como um diálogo com a Mãe Maria. Painho explica que sente - e sempre sentiu - um grande chamado em seu coração. "Quero que as pessoas se encantem por ela, assim como eu. Então minha intenção é tocar a vida das pessoas, mudar suas histórias". Segundo o escritor e pregador, nunca devemos esquecer de que Maria intercede por nós a todo momento e por todas nossas necessidades.

Mãezinha do Céu não é o primeiro livro de Painho. Quando tinha 18 anos publicou uma obra chamada Massa Jovem, repleta de poesias que falam sobre a busca pela felicidade e alegria e de um encontro íntimo e pessoal com Deus. E o escritor também tem material para muitas outras publicações, todas com cunho religioso. "Para mim, não adianta só escrever histórias de fantasia ou divertidas. Minha intenção é ter livros que vão tocar nas almas e mudar vidas", finaliza.

Mãezinha do Céu, assim como outros livro da Editora Saramago, podem ser encontrados aqui.

Website: https://loja.editoraalbatroz.com.br/maezinha-do-ceu

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade