PUBLICIDADE

DINO

Aplicação em empréstimos com garantia reduz o risco e possibilita retorno de até 400% do CDI para o investidor na modalidade P2P Lending

17 jul 2019 - 11h02
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda pouco difundidos no Brasil, os investimentos na modalidade P2P, peer-to-peer lending, são benéficos para todos. As empresas conseguem captar o recurso com juros bem menores e os investidores recebem o retorno do empréstimo, possibilitando maior ganho de capital. E, graças a conceitos como a garantia de recebíveis, este processo agora está mais seguro para todos.

Foto: DINO / DINO

Diminuindo o risco

Todo investidor sabe que qualquer investimento tem o seu risco. Por isso, saber reconhecer a relação entre risco e retorno é o que diferencia os melhores investimentos.

A renda fixa, por exemplo, reúne alguns dos investimentos mais seguros, mas com um retorno bem baixo. Já a renda variável, através do mercado de ações, permite retornos altíssimos, mas também possui um risco bem alto, especialmente para quem não conhece muito bem o mercado. O P2P, em operações com garantia, traz uma excelente combinação de alto retorno com baixo risco.

Mas, antes de mais nada, vamos relembrar como funciona esta modalidade de investimento. No P2P lending, ou empréstimo P2P, os investidores aportam capital em empresas que estão em busca de recursos, e recebem juros por isso. Este pode ter os mais diversos objetivos como realizar um projeto, ter capital de giro em caixa, fazer o crescimento da empresa ou qualquer outro.

Antes deste modelo, os bancos eram uma das poucas soluções. Agora, esta opção de investir em empréstimos para empresas está aberta a pessoas físicas. Enquanto dificilmente uma pessoa tem o capital, ou o interesse, em fazer o empréstimo sozinho, a plataforma reúne diversos investidores que emprestam dinheiro para que a empresa cumpra o seu objetivo, formando uma espécie de empréstimo coletivo.

As vantagens são grandes para ambos os lados. As empresas conseguem captar o recurso e cumprir os seus objetivos sem precisar arcar com os juros mais pesados dos bancos.

Já para os investidores, o P2P lending consegue fazer um excelente equilíbrio de risco com retorno, trazendo lucros que se aproximam de 400% do CDI ou 25% ao ano, segundo matéria da InfoMoney de fevereiro de 2019.

Através de uma comparação para colocar este investimento em perspectiva, os melhores títulos de renda fixa rendem um pouco mais de 100% do CDI, chegando a 120% ou 130% no máximo, segundo matéria da Uol em maio de 2019. E, se o título é pré-fixado, o rendimento não costuma passar de 10% ao ano.

A expectativa de lucro do P2P lending pode ser bem alta, mas é preciso se atentar a alguns mecanismos para diminuir o risco e fazer essa modalidade de investimento ser ainda mais vantajosa e atraente. Quem nunca emprestou um dinheiro para um amigo ou familiar abrir um negócio e não teve o retorno?

Com o P2P lending não é assim. Primeiramente, as plataformas que oferecem este serviço fazem uma avaliação de crédito das empresas, para se certificar que elas são boas pagadoras, diminuindo o risco de inadimplência. As plataformas contêm empresas de diversos setores, e diversificar entre inúmeras empresas permite se proteger contra os riscos de queda em determinado segmento, por exemplo.

Mas, a Ulend revoluciona o mercado mais uma vez, trazendo uma solução que irá trazer ainda mais segurança para o investidor.

A garantia de recebíveis

Nos bancos, as garantias são uma forma de facilitar o empréstimo. E, segundo o Serasa, é por isso que opções como o empréstimo com garantia de imóvel tem alguns dos menores juros e os melhores prazos do mercado tradicional.

Com o bem como garantia para o empréstimo, o banco assume menos riscos e pode trazer condições mais vantajosas.

O mesmo princípio se aplica para a garantia de recebíveis implementada pela Ulend no modelo de P2P Lending, que acaba tendo condições ainda melhores. A empresa cede os seus recebíveis como garantia de que o empréstimo será pago, trazendo muito mais segurança para o investidor, e mais benefícios para a empresa, que tem mais recurso e melhores taxas à sua disposição.

Já os recebíveis, são o crédito que uma empresa tem a receber por vendas já feitas, ou por vendas feitas por cartão. Ou seja, é uma garantia de recurso que irá entrar no futuro, já que a venda foi realizada e concretizada. Dentre estes recebíveis estão inclusos vendas no cartão de crédito, cheques pré-datados, vendas por duplicatas e outros.

A garantia de recebíveis traz vantagens para ambos. Para o investidor, significa uma redução significativa da inadimplência, pois como os recebíveis em garantia irão se transformar em recurso em algum momento, a empresa está se comprometendo a usá-los para pagar o empréstimo, se for necessário.

Esse processo também não influencia na rentabilidade para quem aplica e oferece o crédito. Mesmo com a garantia, a taxa ainda é muito melhor do que os retornos oferecidos pelos investimentos tradicionais, trazendo um retorno tão positivo quanto o mencionado acima, mas com muito mais segurança.

Voltando à relação de risco e recompensa que foi mencionada acima, com a garantia de recebíveis o risco fica bem menor e a recompensa se mantém a mesma, fazendo com que o P2P lending seja um investimento muito mais atrativo.

Evidentemente, isso também é mais vantajoso para a empresa. Com mais segurança para os investidores, a oferta de crédito é maior, garantindo mais recurso para que eles possam cumprir os seus objetivos. Não é mais necessário ser refém das taxas caríssimas cobradas pelos bancos.

Por fim, outro beneficiário é a sociedade. Com essa facilidade de crédito e investimento, as empresas conseguem captar recurso para expandir e crescer, e os investidores conseguem acumular capital para investir ainda mais ou para garantir a aposentadoria.

A Ulend mais uma vez inova em um mercado que já é inovador. O modelo de P2P lending já é uma grande inovação e uma forte disrupção em dois mercados: o de empréstimos e o de investimentos.

A inovação é ainda maior com a aplicação da garantia de recebíveis, trazendo mais segurança para os investidores, sem sacrificar a ótima margem de lucro do investimento.

Quer conhecer mais sobre este modelo ou começar a investir? Então se cadastre na plataforma e conheça mais: www.ulend.com.br.

Website: http://www.ulend.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade