0

A tecnologia está cada vez mais presente na odontologia

12 abr 2019
16h27
atualizado em 15/4/2019 às 02h54
  • separator
  • 0
  • comentários

Escaneamento de dentes, anestesia sem dor, aparelhos ortodônticos invisíveis, impressora 3D, entre tantas outras tecnologias tomam conta dos consultórios odontológicos. Segundo dados de uma das mais conhecidas empresas que comercializa softwares e equipamentos que possibilitam a obtenção de modelos virtuais a partir da digitalização direta da boca e a impressão de dentes em impressora 3D, atualmente são mais de 27 mil equipamentos da marca instalados em consultórios de 50 países e mais de 20 milhões de restaurações feitas com o uso dessa tecnologia.  

Foto: arquivo pessoal / DINO

O gosto pela inovação, que torna os procedimentos odontológicos mais rápidos e eficazes, conquistou não somente os dentistas, como também dos pacientes. O dentista Dr. Leandro Gianichini que trabalha desde 2011 com a tecnologia 3D para impressão de dentes ressalta que até hoje os pacientes ainda desconhecem essa tecnologia e ficam muito encantados, "É muito comum os pacientes pedirem para fotografar ou filmar o processo de confecção dos dentes de porcelana".

Os tratamentos odontológicos mudaram muito nos últimos anos, cada vez mais estão voltados para a estética. Dentre os tratamentos mais procurados na Clínica Dental Center estão os implantes e as lentes de contato dental. Dr. Leandro Gianichini, que é sócio da clínica, conta que já foram impressos mais de 6 mil dentes. Ele explica como funciona o procedimento de impressão: "Nós escaneamos a boca do paciente, é um procedimento totalmente indolor e muito confortável, e assim aparece na tela do computador exatamente os espaços onde são necessários colocar os dentes que estão faltando. A prótese é desenhada no computador e então o software envia para a impressora 3D o arquivo, onde colocamos um bloco de cerâmica que cria o dente - esse procedimento chamamos de fresagem. Após isso, é possível colocar o dente no implante. Esse procedimento todo leva menos de 1 hora."

O tratamento mais inovador na estética do sorriso é as lentes de contato dental. Que são lâminas extremamente finas, coladas sobre a superfície do dente, sem praticamente precisar desgastar os dentes naturais. As Lentes de contato dentais são feitas de cerâmica e também são confeccionadas em impressora 3D. O Dr. Leandro Gianichini explica que esse procedimento pode corrigir imperfeições no dente e até alguns desalinhamentos que antes precisavam ser tratados com aparelho ortodôntico. O tempo de tratamento também é um diferencial que a tecnologia permite, "O tempo entre a primeira consulta e a finalização do procedimento pode ser de apenas 2 dias, ou seja, é possível ter o sorriso desejado em poucos dias e algumas vezes em poucas horas. Isso traz uma grande satisfação para o paciente, gera bem-estar e melhora sua autoestima".



Website: http://www.clinicadentalcenter.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade