PUBLICIDADE

A importância de ler o rótulo dos alimentos

Ter conhecimento da composição dos alimentos que consumimos é um passo importante de uma alimentação leve e saudável

25 jul 2018 - 13h22
Compartilhar
Exibir comentários

Um estilo de vida saudável e equilibrado requer, além de uma boa alimentação e a prática constante de exercícios físicos, a inclusão e manutenção de bons hábitos. A leitura dos rótulos dos alimentos é um deles, já que o mesmo é uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo. É nele que encontramos os ingredientes, data de validade e informação nutricional de um determinado alimento.

Foto: verde campo / DINO

Ler rótulos ajuda a ter consciência e manter uma alimentação saudável, pois permite fazer boas escolhas desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições. De acordo com Marília Costa e Silva, Analista de Qualidade e Responsável pela parte regulatória da Verde Campo, a leitura de rótulos auxilia o consumidor a se conscientizar sobre o produto consumido.

Dessa maneira, quando se fala em produtos enriquecidos com proteína, como é o caso dos iogurtes e shakes da linha Natural Whey, é essencial saber ler o rótulo para identificar a qualidade dos ingredientes usados. A linha Natural Whey é produzida com a proteína do soro do leite - whey protein, proteína de alta qualidade; e stevia, que é um adoçante natural.

Confira abaixo as principais dicas quanto à leitura de rótulos:

Quantidade dos nutrientes

O ideal é sempre verificar as quantidades de todos os nutrientes descritos na informação nutricional e não somente o total de calorias apontado no rótulo. Na informação nutricional, é possível verificar o teor do nutriente em quantidade absoluta e em seu porcentual de valor diário (descrito no rótulo como %VD). Dessa maneira, quanto menor o porcentual, mais baixa é a quantidade do nutriente presente no produto.

Lista de ingredientes

Saber ler a lista de ingredientes é de grande importância para optar por alimentos mais saudáveis. Ela é elaborada em ordem decrescente de composição, ou seja, o primeiro ingrediente mencionado é aquele presente em maior quantidade no produto. "Ao final da lista aparecem os aditivos - componentes para modificar aspectos físicos, químicos ou microbiológicos do produto - os quais são citados seguindo a mesma regra", afirma Marília.

Quanto mais natural, melhor

Outra funcionalidade da leitura de rótulos é entender quais ingredientes estamos consumindo, ou seja, quanto mais ingredientes naturais identificarmos, melhor é o produto. Um exemplo é o caso dos adoçantes, em que ao ler os rótulos constatamos se o uso é de adoçantes naturais ou artificiais.

Valores diários

Valores diários indicam a porcentagem presente de cada nutriente no alimento, calculado considerando uma dieta de 2.000 calorias, que seria a quantidade recomendada para um adulto saudável.

Cuidados com o excesso

Alguns nutrientes podem influenciar negativamente na alimentação, como é o caso do sódio - o ideal é que ele seja consumido com moderação. A informação nutricional nos ajuda a entender a quantidade consumida de determinado nutriente.

Diet/Light

Os produtos Light e Diet ainda causam confusão na cabeça do consumidor e são largamente utilizadas para consumo em dietas específicas. Os produtos light apresentam teor reduzido de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol. Já o diet tem em sua composição a ausência total de determinado ingrediente, como o açúcar, por isso pode ser consumido por diabéticos.

Alimentos especiais

Conhecer a composição daquilo que comemos é ainda mais importante para quem tem algum tipo de intolerância ou alergia alimentar. De acordo com Marília, no caso de intolerantes à lactose, por exemplo, é fundamental verificar a denominação de venda do produto, que é o seu nome legal e traz a informação de que o produto pode ser consumido por um público específico.

Legislação

A legislação referente ao rótulo dos alimentos está passando por mudanças no Brasil. No entanto, algumas questões que envolvem produtos destinados a públicos específicos, como é o caso dos intolerantes à lactose, os rótulos devem conter a descrição na denominação de venda: "...PARA DIETAS COM RESTRIÇÃO DE LACTOSE".

Sobre a Verde Campo

Há 18 anos, a Verde Campo desenvolve produtos inovadores de alta qualidade com a missão de proporcionar ao consumidor uma vida mais leve e saudável, sem deixar de lado seu sabor. Localizada em Lavras, interior de Minas Gerais, é a pioneira no mercado de produtos sem lactose, com conceituadas linhas de iogurtes, shakes, queijos frescos e maturados, requeijão e creme de leite. Com a combinação de processos modernos e técnicas artesanais, a Verde Campo é reconhecida por aliar tradição, tecnologia, saudabilidade e o prazer do paladar.

Verde Campo nas Redes Sociais

www.verdecampo.com.br

Instagram: @verdecampo

Facebook: @VerdeCampoLat

YouTube: Verde Campo

Website: http://www.verdecampo.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade