Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália; saiba detalhes

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália; ela fugiu após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão

29 jul 2025 - 17h53
Compartilhar
Exibir comentários
Carla Zambelli
Carla Zambelli
Foto: Divulgação / Contigo

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nesta terça-feira, 29/07, de acordo com o Ministério da Justiça. Agentes da polícia efetuaram a prisão no apartamento onde ela estava hospedada.

Zambelli fugiu para a Itália após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão. A condenação se deu no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes de chegar à Itália, a deputada havia passado pelos Estados Unidos.

O deputado italiano Angelo Bonelli, em sua conta na rede social X, revelou ter fornecido o endereço de Zambelli à polícia italiana  "Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli", escreveu. 

O Ministério da Justiça brasileiro já havia solicitado oficialmente a extradição da deputada, e o nome de Carla constava na lista da Interpol como foragida. Até o momento, não há uma data definida para seu retorno ao Brasil.

Relembre o caso

A condenação de Carla Zambelli a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) está diretamente ligada à sua participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em janeiro de 2023.

O incidente ganhou grande repercussão porque Zambelli foi acusada de atuar em parceria com o hacker Walter Delgatti Netto, que já se encontrava preso. A investigação apontou que a invasão teve como objetivo inserir documentos falsos no sistema do CNJ, incluindo um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do próprio STF.

Além da condenação à prisão, o STF também determinou a perda do mandato de deputada federal de Carla Zambelli. No entanto, essa decisão ainda precisa ser analisada e referendada pela Câmara dos Deputados para que se torne efetiva.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade