PUBLICIDADE

De bariátrica a edema linfático: relembre as perdas de peso de Faustão

Saiba mais sobre a bariátrica e a doença que fez o apresentador emagrecer radicalmente.

10 fev 2021 - 16h38
(atualizado em 11/2/2021 às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Faustão
Faustão
Foto: Alto Astral

O apresentador Faustão perdeu recentemente cerca de 24 quilos após tratar um edema linfático que teve em uma das pernas. Mais magro, Fausto Silva surpreendeu os telespectadores no último Domingão do Faustão.

A linfedema nada mais é do que o acúmulo de um líquido incolor originado do sangue, composto de água, proteínas, gorduras e resíduos de células que circulam nos vasos linfáticos.

Em entrevista ao site Notícias da TV, ele afirmou estar com menos peso do que quando fez a cirurgia bariátrica. O apresentador passou de 114 quilos para 90 quilos. "Agora estou super-bem, zerado, fazendo ginástica", comemorou.

Cirurgia bariátrica

Em 2009, Fausto Silva, após a redução de estômago, perdeu mais de 40 kg. Na época, passou por uma cirurgia de tratamento para obesidade, que, ao mesmo tempo, tinha a promessa de manter sua diabetes sob controle. A técnica da operação foi criada pelo médico goiano Áureo Ludovico de Paula. Tratava-se de uma nova abordagem para o tratamento da obesidade.

Foto: : Reprodução / TV Globo / Alto Astral

"Áureo Ludovico de Paula criou uma técnica diferente que se propõe a curar ou diminuir o diabetes e curar a pressão alta", disse o apresentador na época.

Durante uma conversa com Jô Soares, o apresentador mandou um recado aos operados. Segundo Faustão, essas pessoas precisam ficar atentas para não recuperar os quilos perdidos após os dois primeiros anos.

"Só que eu falo para os caras: quem bebe, precisa tomar cuidado. Se tomar um pouco, já fica tudo bêbado. O álcool faz efeito muito rápido. E durante dois anos, o cara fica sem vontade de comer. Depois volta tudo. Se você não se cuidar é jogo duro. Volta tudo mesmo", explicou o apresentador.

Áureo já fez a mesma cirurgia em outras celebridades, como no ex-jogador de futebol e senador Romário. O profissional realiza o procedimento como gastrectomia vertical com interposição ileal, que consiste numa técnica onde a parte final do intestino delgado (íleo) é reposicionada entre o duodeno e o jejuno (início do intestino delgado). Associado a isso é realizada a gastrectomia vertical, procedimento em que parte do estômago é retirada.

Além do apresentador, João Guilherme Silva, seu filho, também realizou uma cirurgia bariátrica, conhecida como Bypass. O jovem perdeu 40 kg.

Segundo a esposa de Fausto, Luciana Cardoso, a cirurgia foi de indicação médica para evitar problemas de saúde quando mais velho. "Foi uma indicação médica. Ele tinha indicadores de que poderia ter problemas no futuro", disse.

Texto: Beatryz Gaia

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade