PUBLICIDADE

Coronavírus

Sem dados de seis Estados, Brasil tem 70 mortos por covid-19

Autoridades confirmam ainda mais 2.094 novos casos da doença, e total de infecções ultrapassa 22,2 milhões

20 dez 2021 - 18h30
(atualizado às 21h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Enterro de vítima da covid-19 em Brasília (DF) 
REUTERS/Ueslei Marcelino
Enterro de vítima da covid-19 em Brasília (DF) REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

O Brasil registrou oficialmente nesta segunda-feira 70 mortes ligadas à covid-19, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). Com isso, o total de óbitos oficialmente identificados somam 617.873. Também foram confirmados 2.094 novos casos da doença, elevando o total para 22.215.856 desde o começo da pandemia.

Os dados não incluem os números deste domingo de seis Estados: Bahia, Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins, em razão de "indisponibilidade dos sistemas de informação do Ministério da Saúde", segundo o Conselho.

Diversas autoridades e instituições de saúde alertam, contudo, que os números reais devem ser ainda maiores em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação.

A média móvel de novas mortes (soma dos óbitos nos últimos sete dias e a divisão do resultado por sete) está em 142, e a média móvel de novos casos, em 3.415.

O Conass não divulga o número de recuperados. Segundo o Ministério da Saúde, 21.493.235 pacientes no Brasil haviam se recuperado da doença até esta segunda-feira.

Já a taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 294 no Brasil, a 11ª mais alta do mundo.

Em números absolutos, o Brasil é o segundo país do mundo com mais mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 807 mil óbitos, mas têm uma população bem maior. É ainda o terceiro país com mais casos confirmados, depois de EUA (51 milhões) e Índia (34,7 milhões).

Ao todo, mais de 275,2 milhões de pessoas contraíram oficialmente o coronavírus no mundo, e foram notificadas 5,35 milhões de mortes associadas à doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Consórcio de Imprensa

Com impacto do ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 67 mortes por covid-19 nesta segunda-feira, 20. A média móvel semanal, que elimina as distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 132.

Os Estados do Amazonas e Ceará não relataram mortes. Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Bahia não atualizaram os dados do dia. Em razão da indisponibilidade de dados da pasta da Saúde, os registros de casos e mortes em Roraima estão fora do ar. No total acumulado, já são 617,9 mil óbitos notificados desde o início da pandemia, de acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa.

No intervalo de 24 horas, os novos casos notificados da doença ficaram em 2.568. O País chegou ao número de 22,2 milhões de casos da infecção desde março de 2020. A média móvel de casos nos últimos sete dias é de 3.497.

Os dados diários são reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa, que é formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20 horas.

Com informações do Estadão Conteúdo. 

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade